Comentários
Mariana Ribeiro Mariana Ribeiro Author
Title: [REVIEW] BATES MOTEL - S04E10: NORMAN [SEASON FINALE]
Author: Mariana Ribeiro
Rating 5 of 5 Des:
Bom, já passado uma semana do season finale , resolvi enfim escrever sobre o que aconteceu. Não tenho intenções de justificar meu atras...

Bom, já passado uma semana do season finale, resolvi enfim escrever sobre o que aconteceu. Não tenho intenções de justificar meu atraso – novamente – mas digo que este só foi maior por conta do choque da perda de sentido da vida que os últimos acontecimentos em Bates Motel me causaram. Sendo assim impossível não dar spoilers dessa vez, mas aproveitando do fato de que provavelmente a maioria já viu o que ocorreu, vou tentar fazer mais uma espécie de comentário do que uma review de fato, e espero que com isso possamos todos nos consolar.

Acontece que o “te enganei” não chegou dessa vez, mas sim o momento fatal tão adiado e nem um pouco desejado. Sim, não só a morte de Norma nos foi mostrada, como aprisionamento de Alex e a saída de Emma e Dylan – que aliás nem ficou sabendo da morte de Norma -, ou seja, todos aqueles que faziam de Norman um rapaz ainda relacionado ao mundo real. Assim sendo, digo desde já que a série não nos deixou com informação alguma e, de fato, não temos a menor ideia do que ou de quem estará presente na próxima temporada. Minto, parece que Chick viu o cadáver de Norma desenterrado, mas parece não ter dado a mínima. A única certeza, portanto, é a de que Norman, a partir daqui, vai destrambelhar de vez. 


Assim, o que nos foi dado foram muitas cenas dolorosas de Alex lamentando a morte de Norma acrescidas de cenas não menos dolorosas, mas um pouco mais violentamente catárticas de Alex enfrentando Norman em um hospital na frente de todos e o agredindo dentro da igreja onde ocorre o velório de Norma. Também menciono a cena de Norman tentando entender o que está acontecendo, tanto durante o funeral quanto no momento em que fala com o cadáver de Norma no sofá da sala, que a princípio parecia um pouco demais, já que nesse momento a gente espera que talvez a pessoa caia na realidade, mas depois concluí que a morte de Norma para Norman não poderia se dar de outra maneira, ou melhor, a não aceitação dessa morte, já que Norma permanece viva na mente de seu filho como bem sabemos – o que é indicado também pela aparição de Juno, o cachorro morto de Norman de há muito tempo atrás. 


Além disso, o pensamento distorcido de Norman até que faz sentido se atentarmos para o fato de que Norma decidiu terminar com Alex no episódio anterior, e que, como esse episódio nos levou a crer, Norman poderia estar no “modo Norma” quando fechou a casa e ligou o gás, em um suposto plano para afastar a tudo e todos de uma vez por todas de sua vida e de seu filho. 

Enfim, acho que não temos muito o que analisar ou calcular para a próxima temporada. O que posso dizer é que esta quarta, em minha opinião, foi composta de uma crescente tensão, que foi nos preparando para esse último episódio ou resumo de tudo o que constitui Norman tal como o conhecemos, ainda que em nossas mentes tenhamos tentado adiar o inevitável a todo o custo, torcendo para aquele deus ex-machina que destrói toda a causalidade de uma série que se busca um contínuo. Doce ilusão. 
Reações:

Sobre o Autor

 
Top