Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: [LIVROS] RESENHA - OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Primeiro volume da trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os Homens Que Não Amavam as Mulheres traz uma d...

Primeiro volume da trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os Homens Que Não Amavam as Mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.
Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

Bem, inicialmente, quero dizer que antes de ler esse livro, eu já havia assistido a uma parte do filme, e parado. Por não ter gostado muito. Mas quando comecei a ler o livro, acabei me envolvendo e cada página se tornava mais e mais intensa que a anterior. 

Já disse diversas vezes que esse gênero de investigação é o meu preferido. Amo ser instigada a solucionar algo, a ver o desenrolar de uma trama, sentir o suspense, a emoção e querer me envolver mais e mais.

Porém, "Os homens que não amavam as mulheres" superou tudo isso. 

O livro retrata a história de Mikael Blomkvist, de Lisbeth Salander e a trama da família Vanger, antes, durante e depois do desaparecimento de Harriet. A cada virada de página, o autor, Stieg Larsson, nos faz querer ler mais, com sua incrível combinação de ação, suspende e mistério. E aos poucos, vamos notando que essa família, esconde muito mais do que parecia ao início.

Além de escrever muito bem, Larsson também tem uma capacidade de fazer o leitor sentir o que se passa. Em diversos momentos tive que parar a leitura, em outros, eu ficava tão surpresa que tinha que ler mais de uma vez a mesma página. Mas em outros, eu começava a chorar. 

Preciso mencionar também, que o livro trata de um assunto delicado e que vem se tornando, infelizmente, cada vez mais comum: a violência contra as mulheres. Então, se você não gosta desse tipo de leitura, ou se sente incomodado, não é o melhor livro de se ler.

Mas se você gosta de um bom mistério, uma dose extra de suspense, umas cenas um pouco fortes e dolorosas, mas uma história e um final bem construído e desenvolvido, te aconselho a leitura. Não vai se arrepender!


Título: Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 522
Ano: 2008
Onde Comprar: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

 
Top