Comentários
Isa Campos Isa Campos Author
Title: [PAPO DE SERIADOR] 5 PASSOS PARA RETORNAR O HÁBITO DE LER
Author: Isa Campos
Rating 5 of 5 Des:
Internet "rápida" é uma coisa relativamente atual. Lembro que até 2009 para assistir Lost , eu tinha que deixar o episódio bai...

Internet "rápida" é uma coisa relativamente atual. Lembro que até 2009 para assistir Lost, eu tinha que deixar o episódio baixando a noite toda para assistir em qualidade baixa. Smartphone é algo que surgiu há menos de cinco anos, e a popularização mesmo tem talvez uns três. Quem viveu antes disso as vezes se pergunta: o que fazíamos pra nos divertir? Bem, eu lia muito. Muito mesmo. Era a Rory Gilmore e Matilda em uma só pessoa. Mas desde então, com o telefone na mão, redes sociais e principalmente a Netflix, com ótimas séries e documentários, estão acabando com meu hábito de leitura. Resolvi reunir umas dicas de como voltar a ter esse maravilhoso costume. 

1. Desligue a TV, deixe o celular longe.


Primeira dica é óbvia. Desligue a TV, deixe o celular bem longe e abra um livro. Se você começa a ler e chega uma mensagem, ou abre um snap, quando vê está olhando o Instagram de alguma celebridade em Roma e quando menos espera o seriado abre como quem não quer nada e você viu uma temporada inteira e são 3h da manhã. Esqueça eletrônicos, o vício vai pegar, mas o livro pode sim ser mais interessante e quando menos perceber, estará envolvido com a leitura. 

2. Leia um livro de uma série ou filme


A série/filme sempre prende sua atenção? Você vive na Netflix? Então pegue o livro da série para saber mais. É quase unanime que o livro é sempre melhor que o filme. Então pare de ver a pior parte da história e se jogue no mundo da leitura. Claro que alguns livros são versões ruins da série, como o de Orange is The New Black, mas mesmo assim o livro não é ruim. A adaptação que é incrível mesmo. Além disso, tem livros da Shonda, da Tina Fey e diversos outros roteiristas que são incríveis. 

3. Tente um desafio literário


Desafios literários são ótimos. Tente algum como ler apenas livros escritos por mulheres durante o ano, ou ler todos os livros do Sherlock Holmes, ou um intensivo do seu(sua) autor(a) preferida. Vou deixar umas dicas: Desafio literário Rory Gilmore.


4. Participe de clubes de livros


A Oprah tem clube do livro, a Capricho tem clube do livro. Se você não conhece nenhum, forme seu próprio clube. Tem um estudo (juro que li em algum lugar) que se você fala para amigos e parentes sobre sua dieta, você tem mais probabilidade de mantê-la. A mesma coisa é com a leitura: se você acha outras pessoas engajadas e entusiasmadas com isso, você acaba levando mais a frente e dedicando mais tempo a leitura. Tente pois, além da conexão com outras pessoas, você pode acabar encontrando livros maravilhosos que não saberia da existência de outro modo. 

5. Poste em redes sociais 


Ok, eu comecei o post falando para você ficar bem longe das redes sociais, mas elas também podem ajudar. Deixa eu explicar: lembra quando você viu um brigadeiro na linha do tempo do seu Facebook e pensou: que vontade de comer um brigadeiro? Muitas vezes eu vi livros e pensei: esse livro parece maravilhoso, quero muito ler. Troquei ideias com as pessoas e às vezes a empolgação delas com o livro me fez querer lê-lo. Finalmente, não esqueça as redes sociais para leitores como Skoob. Elas podem te dar dicas e te aproximar de pessoas com gostos literários parecidos com o seu.
Reações:

Sobre o Autor

 
Top