Comentários
Dessa Piccinini Dessa Piccinini Author
Title: [LIVROS] RESENHA- A VIDA DOS ELFOS
Author: Dessa Piccinini
Rating 5 of 5 Des:
Maria e Clara são jovens órfãs ligadas por dons secretos. A chegada de Maria traz prosperidade à granja francesa onde é criada, en...



Maria e Clara são jovens órfãs ligadas por dons secretos. A chegada de Maria traz prosperidade à granja francesa onde é criada, enquanto Clara, crescida em uma aldeia do sul da Itália, é enviada a Roma para desenvolver sua veia musical prodigiosa.

Cada uma à sua maneira, as duas garotas se comunicam com um mundo misterioso, que garante profundidade e beleza à vida humana, mas, ao mesmo tempo, oferece uma ameaça grave contra a nossa espécie. Só Maria e Clara poderão combatê-la.

Neste romance de atmosfera inesquecível, primeiro de dois volumes, a autora do best-seller internacional A elegância de ouriço se aventura pela fantasia para fazer um elogio do encantamento, da poesia e da natureza.


É, talvez exista ainda alguns gêneros de leitura que eu não estou pronta para encarar.

Um aviso àqueles que, como eu, não são tão fãs de leituras rebuscadas e bem detalhadas: esse livro é assim. Mesmo que eu compreenda os motivos que levaram a autora a escrever dessa maneira, criando a ambientação necessária para o leitor, eu não sou fã de muitas descrições. Não tem jeito. Eu não fui feita pra isso. 

A vida dos elfos contara a história de duas garotinhas, Maria e Clara. As duas são órfãs e possuem dons que são peculiares. Contudo as duas estão em lugares distintos. 

Clara foi deixada em uma igreja e acabou sendo criada pelo Padre e a empregada. Vivendo nesse mundo mais recluso, Clara acabou se tornando uma boa observadora e gosta de ficar horas apenas observando as paisagens naturais do lugar onde vive. 

Maria, por outro lado, acabou "aparecendo" em uma fazenda. Uma região onde todos que moram ali se consideram parentes e acolhem a garotinha de prontidão. O que surpreende os moradores é que junto dessa menina vem também um ar de mudança, uma virada na sorte dessa aldeia. A colheita melhora, há mais bichos para a caça... E, como Clara, Maria tem uma grande ligação com a natureza. 

É quando Clara começa, "magicamente" a tocar um piano, sem nunca ter tido aulas ou ter até mesmo visto um, que a aventura começa. Clara é levada para ter aulas com um Maestro em Roma e é nessa viagem que sua origem e sua ligação com Maria irão começar a aparecer. 

O jornal Le figaro comparou a autora de A vida dos elfos com  J.K Rowling e Jules Verne, porém, nunca havia lido nada parecido com esse livro. É uma história clássica, que pode remeter a escola literária do Arcadismo (lembra dos poemas bucólicos da sua aula de literatura?)

Importante ressaltar que a fantasia no livro não é o foco da história. Na realidade, eu percebi que fui enganada pela sinopse do livro e, como boa amante da literatura fantástica, me peguei decepcionada com a leitura. 

Volto a dizer: provavelmente eu ainda não amadureci o suficiente para apreciar um livro tão elaborado e tão intrínseco e clássico como A vida dos Elfos. Mesmo assim, eu consigo ver outros leitores fascinados pela leitura deste livro Francês. 

AUTOR: Muriel Barbery
NÚMERO DE PÁGINAS: 270
EDITORA: Companhia das letras
LANÇAMENTO: 2015
ONDE COMPRAR: Clique aqui
Reações:

Sobre o Autor

 
Top