Comentários
Dessa Piccinini Dessa Piccinini Author
Title: [LIVROS] RESENHA - VOCAÇÃO PARA O MAL
Author: Dessa Piccinini
Rating 5 of 5 Des:
Quando um pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott, seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike...

Quando um pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott, seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, suspeita de quatro pessoas de seu passado que poderiam ser capazes de tamanha brutalidade. Mas quando a polícia foca no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin precisam correr contra o tempo para descobrir a verdade. Depois de O chamado do Cuco e O bicho-da-seda, o terceiro romance da aclamada série escrita por Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling, é um suspense inteligente, com reviravoltas inesperadas a cada página, e também a emocionante história de um homem e de uma mulher numa encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais. O livro, que estreou em segundo lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times e alcançou os principais rankings nos Estados Unidos e na Inglaterra, chega ao Brasil simultaneamente em edições brochura e capa dura.

Pode ser no mundo de Harry Potter ou no mundo "real" de Londres, J.K acaba comigo toda vez! 

Voltei mais uma vez com um livro do Cormoran&Robin, a dupla dinâmica de detetives particulares de Londres. Dessa vez não tem apenas uma pessoa desequilibrada como o assassino do livro. Robert Galbraith dá um presente aos leitores: SERIAL KILLER BABY!

Você deve estar pensando: presente? Um serial killer? E eu lhe respondo: oh sim! É o natal que chegou mais cedo! O autor tem esse dom de criar personagens maravilhosos, encantadores e realísticos e, mesmo sendo um psicopata misógino, ele é um ótimo personagem (fazer o quê, eu amo um bom vilão!) 

Depois dos acontecimentos do Bicho-da-seda, Robin e Cormoran estão de volta com mais um eletrizante mistério e uma corrida contra o tempo, afinal, todo mundo sabe que serial killer não para de matar, assim, do nada. Um bom e velho assassino em série precisa ser pego e, para isso, precisa cometer um erro. 

O erro desse nosso querido Estripador do século XXI começa quando ele entrega uma perna para Robin em uma manhã qualquer. A assistente nem se dá conta, achava que era uma entrega para o casamento que está se aproximando, mas quando abre, tem um susto dos infernos e dá de cara com, bem, uma perna decepada. 

Cormoran, como um bom ex-militar, possui mais inimigos que gostaria de ter e aponta quatro suspeitos para o presente incomum. Eu aqui os chamarei de pedófilo, drogado, doente e traficante (o que faz todo sentido e também vai deixar de dar spoilers pra quem deseja ler o livro). 

Com a polícia focando no suspeito errado, sobra para Cormoran  e Robin, que subitamente perderam a maioria dos clientes depois que a notícia da perna saiu nos jornais, investigar os outros três e parar o que parece ser o novo Jack the Ripper de Londres. 

A relação entre chefe e assistente, nesse livro, escala para uma amizade mais próxima e não tão profissional como antigamente. Cormoran, mesmo não querendo admitir, gosta de Robin, não apenas como amiga, mas de um jeito especial, o que aflora quando ele a encontra bêbada em um bar, afogando as mágoas, afinal, ela havia acabado de mandar o noivo (nojento, machista e chato) pastar. 

Nesse livro conhecemos mais de Cormoran e sua infância conturbada, a morte da própria mãe e também alguns dos piores casos que ele trabalhou ainda na SIB. Também entendemos os motivos de Robin ter largado a faculdade e de, depois de todos esses anos, e de sempre ser menosprezada, ainda estar com Matthew. 

Esse livro teve vários pontos altos (sendo o fim do noivado meu preferido - por mais que não tenha durado e eu sabia que não ia durar), mas eu não posso dizer que ele foi melhor que o Bicho-da-seda, afinal, até agora, esse continua sendo meu preferido. 

Em Vocação para o Mal, o autor nos leva para um mundo totalmente diferente e macabro, apresentando a voz do serial killer que está perseguindo "A Secretária", que nada mais é a Robin. Um psicopata misógino, nojento e vingativo, que precisa saciar sua sede de sangue e parece se excitar com a ideia de matar Robin e, desse jeito, ferir Cormoran. 

Ao decorrer do livro conhecemos mais sobre o pedófilo, o drogado e o doente, já que o traficante (a escolha da polícia) claramente não é o assassino e é deixado de lado pelo enredo. 

Aprender um pouco mais sobre esses três homens é entrar na psique humana e perceber que existe gente ruim no mundo, ruim nível "posso tirar o inferno do diabo". Os três tem um passado ferrado, ações que os condenam e, claro, são machistas e gostam de ferir mulheres. 

Devo dizer que, mesmo tendo minhas suspeitas, foi a primeira vez em um livro do Robert que não acertei o assassino. Ele foi minha primeira escolha, mas mudei no decorrer da leitura por uma simples palavra, quem diria, se tivesse ignorado talvez eu ainda tivesse acertado o assassino. Foi surpreendente sim, quando entendemos que detetive e serial killer estiveram cara a cara e ninguém, nem personagem nem leitor, percebeu. Essa parte sim, me fez gritar um "O QUE??" bem alto na madrugada. 

Mesmo com um mistério tão interessante, o que deixa o livro realmente bom são as histórias pessoais dos personagens, a amizade dentre Cormoran e Robin que se aprofunda e a descoberta mútua de uma atração sexual (que eu realmente espero que volte a aparecer e se concretize nos próximos livros) entre chefe e empregada. Mas nem tudo é lindo quando Robin escolhe defender um ponto de vista e acaba causando problemas ao chefe e... (SPOILER QUE QUEBROU MEU CORAÇÃO QUANDO LI) acaba sendo demitida. E não, ela não é readmitida nesse livro. O livro acaba com Cormoran invadindo o casamento de Robin no exato momento que ela disse Sim! (e foi um sim olhando pro Cormoran, eu sei que esses dois são um casal, J.K nunca te pedi nada, faz isso)! 

Ao todo, é um excelente livro que lhe faz ter mais empatia por seus personagens principais e ódio por alguns secundários (Matt deve morrer, Jesus!), um bom mistério e, para quem gosta de um enredo policial, um ótimo desfecho. Agora estou aqui querendo mais um, louca para uma continuação, pensando em como o mundo vai acabar se Cormoran realmente não readmitir Robin (e como eu vou querer bater nela se ela ficar se fazendo de orgulhosa!) 

AUTOR: Robert Galbraith
NÚMERO DE PÁGINAS: 496
EDITORA: ROCCO
LANÇAMENTO: 2016
ONDE COMPRAR: Clique aqui





Reações:

Sobre o Autor

 
Top