Comentários
Rafael Bürger Rafael Bürger Author
Title: [NOTÍCIAS] CONHEÇA E CONTRIBUA COM O CURTA-METRAGEM VOËL
Author: Rafael Bürger
Rating 5 of 5 Des:
"Em uma realidade fantástica, uma comunidade seminômade composta por cinco pessoas transita continuamente. Todos são considerados ...


"Em uma realidade fantástica, uma comunidade seminômade composta por cinco pessoas transita continuamente. Todos são considerados iguais, sendo uma desonra qualquer tipo de diferença entre eles. A partir do momento em que Voël - a mais questionadora de todos - acha um outro caminho, uma grande mudança inicia-se..." Esta é a premissa de "Voël" um curta-metragem de ficção e fantasia realizado como trabalho de conclusão de curso por alunos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos.

Para a realização do curta-metragem a equipe está contando com várias formas de arrecadação, como a venda de rifas e o crowdfunding, financiamento coletivo através de um site de colaboração coletiva para artistas independentes. O projeto busca essa proposta de filme independente pela liberdade criativa que ele permite já que ele utiliza várias linguagens artísticas, como teatro, dança, instalações e projeção. No site https://benfeitoria.com/curtavoel você pode contribuir doando a partir de R$10,00 para que o projeto saia do papel, e ainda receber brindes.

Apesar de se passar em um universo fantasioso, a história cria um paralelo com a sociedade atual iniciando um debate sobre as tradições que seguimos sem questionar ou nos perguntar a sua origem. Tudo foi pensado a partir da valorização da mudança, uma transformação na protagonista Voël e consequentemente na sua relação com a sua comunidade. Além disso, o curta é dirigido por duas mulheres o que, juntamente com o fato da protagonista ser reprimida em uma sociedade comandada por homens, cria uma temática feminista.

Concept Art, da esquerda para a direita os personagens: Valete, Chefe, Voël, Ma e Piá
Quando este e outros projetos de conclusão de curso foram apresentados para mim e outros colegas, logo eu tive a certeza de que queria fazer parte do departamento de arte de "Voël", pela liberdade que ele proporcionaria e pelas várias habilidades que poderiam ser trabalhadas. Atualmente trabalho com uma colega na concepção dos figurinos. Como a comunidade em que o curta se foca é nômade e perambula por uma região deserta, a principal referência se tornou as vestimentas do povo beduínos. Sendo que ela já é usada como referência em várias obras audiovisuais, como Acquaria (2003), Mad Max (2015), e a franquia Star Wars, procuramos trazer outros elementos. Ao contrário dos figurinos citados como referência, que apresentam fluídez nos tecidos, os trajes terão como traço marcante os cortes retos e formando linhas e formas mais fixas e geométricas. Além disso todos seguirão a mesma paleta de cores, baseada em tons pastéis bem claros, usando tecidos naturais e opacos como algodão cru e linhos, sem nenhuma estampa.

Em contraste com os figurinos citados anteriormente, foram desenvolvidos figurinos para dois personagens que não pertencem a comunidade, mas fazem parte da jornada de libertação da protagonista. Exatamente para criar essa ruptura de contexto para os personagens Criatura e Ser, serão usados materiais alternativos, tecidos sintéticos e maior variedade de cores, em uma paleta com base no azul associado ao roxo, que inclusive estão presentes em todo o material de divulgação do projeto.

Falando um pouco da cenografia, ela tem como proposta a construção de cenários, profundamente inspirados em instalações artísticas, dentro de um teatro que servirá como uma caixa preta onde este estranho universo poderá tomar forma. Os elementos da natureza tomarão formas antirrealistas como rochas poligonais, triangulos de linhas e plantas de papel.

Por último eu gostaria de reforçar meu pedido para que contribuam com o projeto na benfeitoria. E para mais informações sobre o curta-metragem é possível visitar a página dele no facebook aqui, e assistir ao trailer logo abaixo:

Reações:

Sobre o Autor

 
Top