Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [LIVRO] RESENHA - O LIVRO DE MEMÓRIAS
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais r...





Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.




Samantha McCoy, ou Sammie, é uma jovem que sempre foi dedicada nos estudos e que nunca sentiu necessidade de fazer amigos e muito menos teve interesse em namorar. Sammie é focada e tem ótima memória e por isso escolheu fazer parte do grupo de debate de sua escola, o que lhe rendeu muitos prêmios de torneios. Em vésperas de se formar na escola, participar do seu último debate e entrar numa faculdade de direito ela descobre que tem uma doença genética rara e mais rara ainda em alguém da sua idade, niemann pick c. Além de diversos sintomas físicos que podem progredir, esta doença também pode afetar a maior dádiva de Sammie, a memória. Com medo de que isso possa mesmo acontecer Samantha tem a ideia de escrever um livro de memórias para ela mesma a fim evitar não mais se encontrar na própria cabeça.
Apesar dessa descoberta Sammie não se deixa abater, pois até o momento não teve nenhum episódio de esquecimento e por isso resolve seguir sua vida como se nada tivesse acontecido, inclusive ela crê que “se você não acredita que o futuro vai ser melhor, então não vai agir para melhorá-lo”. Na cabeça dela tudo pode ser resolvido com muita prática e planos de ação, cada passo bem traçado como sempre foi na sua vida. Como exceção desse plano bem elaborado ela se permite fazer uma amizade verdadeira com sua parceira de debate, ir a uma festa e ainda a namorar. Enfim, tudo pode dar certo e vai, mesmo guardando o segredo de sua doença para poucos do seu convívio.
Mas “o otimismo não pode ser cego”, o inevitável finalmente acontece e Sammie começa a ter episódios de perda de memória. Graças à presença do vizinho que a salvou de uma crise dessas e que retomou uma amizade de infância com ela em decorrência disso, além da dedicação do namorado e de sua família amorosa, Sammie tenta lidar com esse seu problema.
Com o passar dos dias, mesmo com a progressão da doença, se sente mais completa com seu namorado inteligente e culto, assim como mais próxima e feliz do seu amigo, vizinho, maconheiro e pouco estudioso, mas que se mostra muito companheiro e sensível. O que ela custa a perceber porém, é que estava tentando acelerar tudo que deveria acontecer numa vida antes do seu próprio ritmo ser obrigatoriamente reduzido.

Minhas impressões:
1- Leitura agradável e fácil;
2- A personagem principal é centrada, mas engraçada de forma natural;
3- A ideia de a personagem escrever um livro para si mesma foi genial;
4- Qualquer livro que narre a história de situações reais, mesmo em personagens fictícios, é muito bem-vinda, pois nos proporciona reflexões que podem nos ajudar a desenvolver empatia pelo próximo;
5- O fim foi rápido e abrupto, poderia ter sido melhor desenvolvido.





Título: O Livro de Memórias
Autor: Lara Avery
Editora: Seguinte
Páginas: 348
Ano: 2016
Onde comprar: Clique aqui
Reações:

Sobre o Autor

 
Top