Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [LIVROS] RESENHA - HABIBI
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Habibi é a saga de dois escravos fugitivos, unidos e separados pelo destino, vivendo no limite que separa a tradição da descob...




Habibi é a saga de dois escravos fugitivos, unidos e separados pelo destino, vivendo no limite que separa a tradição da descoberta. Dodola, uma garota perspicaz e independente, foge de seus captores levando consigo um bebê. Eles crescem juntos no deserto, sozinhos em um navio naufragado na areia. Em meio a sentimentos cada vez mais conflitantes, os dois passam o tempo contando histórias. Assim, somos apresentados também à origem do islamismo e de suas tradições, conforme as narrativas se combinam numa trama de aventura, romance, filosofia e tragédia. Para contar a saga de Dodola e Zam, Craig Thompson recorreu ao Corão e às Mil e uma noites. Do primeiro, colheu o próprio estilo do livro, inspirado na caligrafia árabe, e também as narrativas do texto sagrado dos muçulmanos, recriadas com maestria pela pena do autor. Do segundo, tirou um cenário fantasioso, repleto de lendas e histórias, uma versão quase mitológica da nossa ideia de Oriente. Ambientado nos dias de hoje, Habibi não se passa em nenhum país conhecido. É uma terra igualmente fantástica e concreta, onde questões presentes se misturam a indagações ancestrais. Crítica social, questionamentos ecológicos, paralelos entre religião e amor: tudo encontra seu lugar nesta narrativa tão épica quanto particular. Fruto de sete anos de pesquisas e trabalho, Habibi é um monumento do quadrinho moderno e uma resposta atual a questões que nos perseguem desde sempre. - "Cortante, Habibi é um enorme feito de pesquisa, cuidado e tinta preta, e um lembrete de que todos os 'povos do livro', apesar das diferenças, dividem um mosaico de histórias." Zadie Smith, Harper's Magazine.



Para começar preciso confessar que evito ler quadrinhos depois da turma da Mônica nenhum me encantou porque acho que as histórias ficam a desejar, como se faltasse algo, pelo menos até conhecer e me apaixonar pelos quadrinhos de Calvin e Haroldo. Então passei a ler mais este tipo de revistinha 
Habibi é uma Graphic Novel visualmente linda, com a uma história bem desenvolvida, tocante e poética que conta a vida de Dodola e Zam, foram feitos de escravos numa feira de venda onde se encontraram e mutuamente aceitaram a presença um do outro como forma de obter algum conforto e afeto. Dodola, mais velha e mais esperta, consegue escapar com Zam. 
Eles fogem até um deserto onde acharam um navio abandonado e o fizeram de lar. Os anos foram passando a amizade e o sentimento de família foram crescendo junto com eles. Quando Dodola jovem adulta e Zam começando a adolescência as circunstâncias cruéis da vida os separaram, cada um passando por provações físicas que não superavam o sofrimento do desejo de se reencontrarem. Em alguns momentos há um intercalação com outras histórias menores da bíblia e do corão contadas por Dodola para Zam, mas que é uma metáfora do que está sendo contado no momento (uma artimanha usada pelo autor).
Não quero falar muito mais dos acontecimentos na história porque cada página é uma novidade e todo leitor merece ir descobrindo conforme for lendo. Mas o que eu posso dizer é que trata-se de um relado de separação, dor, exclusão, sofrimento, perdas... Durante a leitura um misto de sentimentos angustiantes nos envolve e nos fazem refletir sobre como o ser humano é um animal egoísta, ambicioso e cheio de luxúria. Que possamos usar este tipo de reflexões para fazermos a diferença e construirmos um mundo melhor e mais justo.

Minhas impressões:

1- Leitura rápida (o que não quer dizer que seja fácil);
2- História completa e bem desenvolvida;
3- Conhecer outras culturas é sempre maravilhoso (imagine de uma forma tão poética e singular);
4- Cenas fortes e chocantes;
5- O único ponto mais ou menos negativo para mim é não consegui associar algumas das histórias menores com a de Dodola e Zam.






Título: Habibi
Autor: Craig Thompson
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 672
Ano: 2012

Onde comprar: Clique Aqui
Reações:

Sobre o Autor

 
Top