Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [DDS INDICA] CINCO LIVROS PARA CONHECER NEIL GAIMAN
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Versatilidade é uma palavra que o Sr. Gaiman conhece profundamente, ele não é o tipo de escritor que cria uma fórmula e a aplica repeti...

Versatilidade é uma palavra que o Sr. Gaiman conhece profundamente, ele não é o tipo de escritor que cria uma fórmula e a aplica repetidamente, só mudando os cenário *cof cof john green cof cof* a cada nova história é possível conhecer uma faceta diferente do que se pode chamar, sem sombras de dúvidas, de genialidade. Os personagens com seus destinos trágicos ou não, tem características únicas e o laço estabelecido com o leitor é tão forte que facilmente um livro dele tem mais chances de estar entre os favoritos de qualquer um.
E é por essa capacidade de se reinventar, que eu resolvi criar essa lista, para você que não gosta de romance e sim de contos, que prefere quadrinho acima de tudo ou bate a emoção mesmo numa poesia, aqui vão cinco caminhos diferentes para entrar no universo desse cara. Tentei não colocar os mais conhecidos, para que você tenha realmente a chance de se surpreender com um titulo novo ou se já tiver lido algo e não gostado, fazer as pazes.


1- Neverwhere - Lugar Nenhum - Romance

Quando eu era criança, e talvez até hoje, ficava imaginando a existência de mundos diferentes, atrás do armário, dentro das paredes, nos formigueis, mundos que se você conseguisse olhar de canto de olho, no momento certo, poderiam ser revelados. Neverwhere reacende esse velho desejo, trazendo a história da Londres de baixo, uma sociedade inteira, com suas próprias regras, mitos e culturas, e principalmente, magia, pessoas que vivem nos subterrâneos da cidade sem que a Londres de cima faça a minima ideia. Isso até que o azarado do Richard Mayhew, num ato de bondade, abre as portas para esse universos.
Esse foi o meu primeiro livro do Neil e lembro que a cada página ficava mais chocada de como uma história podia ser boa e com tanto plot twists, desde então tenho olhado os bueiros com mais atenção. Para quem se interessou, a Intrínseca tá lançando uma nova edição do livro, que já tinha se tornado difícil de encontrar para comprar, viu, é o universo te dando um sinal!!!



2 - Coisas Frágeis - Contos

É o velho ditado da branca de neve, para o que vou querer um se eu posso ter sete?? E no caso dois livros, porque a edição brasileira dividiu em dois volumes(¯\_(ツ)_/¯). São nos contos que ele demonstra ainda mais a sua capacidade, são narrativas curtas, mas não se limitam ao tamanho para ter uma complexidade digna de muito romance. É um ambiente de sonhos e desejos que são capazes de mudar destinos, dessa antologia, recomendo fortemente quatro contos: Golias, O Dia dos Namorados de Arlequin, A vez de Outubro  e O Pássaro-do-Sol. Que passam por todos os questionamentos que a gente passa na vida, de morte, amor, envelhecimento e aceitação.



3-Cabelo Doido-Infantil

Eu gosto muito das parcerias do Gaiman com McKean, elas nunca se limitam a um julgamento óbvio das situações e aparências, tudo bem visível através das poderosas ilustrações. Nessa história, ele brinca com questões como auto-estima e imaginação usando o cabelo, e por leituras prévias de outros livros, sei que uma das características mais forte da escrita dele é o poder de nos fazer aceitos  e ter esperanças que hajam outras pessoas sonhadoras e esquisitas por aí. Um ótimo começo leve e bonito, para você com as suas crianças ou sem crianças mesmo, livro infantil não é livro menos importante.



4- Sandman: Caçadores de Sonhos - Graphic Novel

Eu não ia indicar nada do Sandman, para que ficasse mais sobre livros não tão conhecidos dele, mas porra, essa é uma obra prima!!!!!!! Numa parceria brilhante com Yoshitaka Amano, Gaiman transformou um já bonito conto japonês em uma leitura profunda, triste e bela, as ilustrações passam do nível de tirar o fôlego. E não é parte da saga principal, então você não terá spoilers de nada.



5- Faça Boa Arte - Motivacional

Não brinquei quando falei que o cara era versátil, em uma palestra já bem conhecida dele, que você pode ver aqui, Gaiman contou um pouco da sua experiência de entrar no mundo da arte e todos os desafios que estiveram no seu caminho. Sabe aquela forcinha que você precisa ter em um dia, mês, ano ruim? Você pode encontrar um pouco dela nesse curto livro, que além de mensagens e conselhos poderosos, tem um designer incrível feito por Chip Kidd. Além de que se você escolheu um caminho na vida, que era o seu sonho, mas ninguém te apoia ou apoiou, essa leitura vai tocar seu coração.

Bônus

6-Instruções: Tudo o que você precisa saber nessa Jornada - Poesia
Originalmente, esse  fazia parte de Coisas Frágeis, mas por ter transcendido o próprio livro, ganhou uma edição separada com as ilustrações de Charles Vess. É difícil fazer review sobre poesia, mas posso dizer que toda vez que leio esse livro (e leio muito haha) sinto que revi tudo o que eu fiz naquele ano ou dia, é realmente uma jornada e me dá um pouco de esperanças no futuro.

Esse é só um começo de um caminho de descoberta e prazer que é o trabalho de Neil Gaiman, ele também é bem ativo nas redes sociais, você pode encontrá-lo aqui e aqui.

P.S.: Coisa Frágeis é tão bom, que o conto Como Conversar Com Garotas em Festas vai ganhar seu próprio filme.
P.S.2: Um Obra já conhecida dele também está sendo adaptada, Deuses Americanos, se você já leu, pode enlouquecer comigo aí. 
Reações:

Sobre o Autor

 
Top