Comentários
Camila Rheinheimer Camila Rheinheimer Author
Title: [REVIEW] TRANSPARENT- S03E01: ELIZAH
Author: Camila Rheinheimer
Rating 5 of 5 Des:
“Ne me quitte pas Il faut oublier Tout peut s'oublier … ♪♫” Como começar dignamente uma review de um episódio que inicia com...
“Ne me quitte pas
Il faut oublier
Tout peut s'oublier … ♪♫”

Como começar dignamente uma review de um episódio que inicia com Nina Simone, se funde em um Sermão Judaico referenciando o fim do Shabbat e já nos atira liricamente dúvidas? Tudo isso antes dos 60 segundos iniciais e sem esforço algum, pois Transparent nunca precisou se esforçar. Transparent é aquela obra que nos transborda sensações sem personagem algum precisar verbalizar. É isso, vamos lá.

Esse episódio de retorno nos apresentou uma nova perspectiva. Finalmente conseguimos ver Maura (saudades Moppa) por ela mesma, afastada do ninho e dos filhotes. Longe de todo aquele peso que bem conhecemos presente no DNA dos Pfefferman. Foram 22 minutos todinhos dela, com um plano de fundo sendo narrado pela Rabina Raquel.

Maura está no auge das descobertas, ou redescobertas, do que ela é. O que ela deveria saber. O que ela deveria questionar. Ela está infeliz. Por quê?

Maura começa um trabalho voluntário em uma central de suporte para LGBT’s, focando no suicídio. Sua primeira experiência foi ao atender a ligação de uma jovem chamada Elizah, que nomeia esse episódio e que causa o efeito, espanto e clareza tão necessários na vida da nossa protagonista.

Acredito que o nome Elizah não está aí de graça. No Judaísmo, como em qualquer outra religião desse mundão, o Profeta Elias segue sendo e tendo a suprema importância. Me limito em dizer que assim como ele, essa garota Elizah, que desligou o telefonema antes de um encerramento, que fez com que Maura saísse de sua zona (nobre) de conforto em busca de uma desconhecida, foi a figura do ponto de translação, transição para a abertura da real mudança para o seu verdadeiro EU.

Maura vergonhosamente notou que não sabe é nada do mundo que chama de “família & irmãs TRANS”. Não sabia nitidamente se movimentar no lado pobre de seu próprio bairro. Era a única mulher branca no grande centro comercial que entrou. Concluiu em segundos que um trio de mulheres eram prostitutas devido as suas vestimentas e supôs que ‘okay!’ pegar e beber um Gatorade para pagar depois. Ah! A moça do caixa é irmã trans. Vai deixar...

Sabemos o que Maura sabe. Maura sabe, sentiu na pele esse recomeço, e estaremos aqui acompanhando e já ouvindo o zunido de toda a família nos próximos 9 episódios. Todos já liberados pela Amazon

What if the miracle was you?  
Reações:

Sobre o Autor

 
Top