Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: [LIVROS] RESENHA - O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de ast...

China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena a beira do colapso planeja uma invasão. O problema dos três corpos é uma crônica da marcha humana em direção aos confins do universo. Uma clássica história de ficção científica, no melhor estilo de Arthur C. Clarke. Um jogo envolvente em que a humanidade tem tudo a perder.

Faz algum tempo que estou lendo bastante ficção científica e o ‘Problema dos três corpos’ veio ser mais um agregado da minha lista. 

O livro relata sobre uma mistura de um jogo de realidade virtual, extraterrestres, física clássica e física moderna. Fazendo uma abordagem desde os anos 60 até os nossos dias, mesclando entre as passagens de tempo.

O protagonista é o cientista chinês Wang Miao, pesquisador de nanotecnologia, que vê sua pesquisa atual ser colocada em risco quando um misterioso grupo de indivíduos ameaça-o. Contudo, a ameaça vai além de qualquer tecnologia que Wang possa conhecer. Ele começa a enxergar uma contagem regressiva flutuando em seu campo de visão, independentemente de para onde olhe. O que isso significa? O que vai acontecer quando a contagem chegar a zero?

Tenho que admitir que o livro é bem diferente de todos os outros que eu li de ficção científica. Eles em geral trazem em um conjunto, romance, drama e ação. Contudo, esse livro, pouco tinha de romance, de drama, ou até de ação, mas muito tinha de teorias científicas. 

Inicialmente o livro nos dá o contexto histórico da China nos anos de 1960, o que eu achei espetacular, porque te dá uma noção do que está acontecendo e o porquê está acontecendo. Contudo, quando a história começa a ganhar forma, ela se volta muito pra teoria científica e filosófica e preciso admitir que, para mim, foi um pouco cansativo. Mas o livro traz uma abordagem diferente e única, que nos faz analisar as coisas ao nosso redor com um outro olhar. 

Então, se você gosta de jogos, ficção científica, física, filosofia e história, não tenho dúvidas que ‘O problema dos três corpos’ vai te agradar. 


Título: O problema dos três corpos
Autor: Cixin Liu
Editora: Suma de Letras
Páginas: 320
Ano: 2016
Onde Comprar: Amazon


Reações:

Sobre o Autor

 
Top