Comentários
Michelle Louise Michelle Louise Author
Title: [LIVROS] RESENHA - ACADEMIA JEDI: O RETORNO DE PADAWAN
Author: Michelle Louise
Rating 5 of 5 Des:
Roan Novachez achou que seu segundo ano na Academia Jedi ia ser fácil, e foi… no começo. Ele construiu um robô super legal, foi numa ...



Roan Novachez achou que seu segundo ano na Academia Jedi ia ser fácil, e foi… no começo. Ele construiu um robô super legal, foi numa excursão para um planeta gelado, e evitou a comida alienígena de Gammy. Mas aí tudo ficou confuso! O treinamento de piloto estelar foi bem mais difícil do que ele imaginava, seus melhores amigos começaram a ignorá-lo, e os valentões da turma estão tentando levá-lo para o lado sombrio. Justo quando Roan achou que tinha me acostumado com a escola


Depois da decepção de Roan em não conseguir entrar na Academia de Pilotos, quase ir para a Academia de Agricultura e terminar indo para a Academia Jedi no primeiro volume desta doce trilogia escrita e ilustrada por Jeffrey Brown, vimos que as aulas, o mestre Yoda e os amigos que Roan conquistou fizeram com que nosso pequeno protagonista passasse a realmente gostar da escola que agora frequentava.


Também vemos que a ansiedade para voltar para as aulas, rever os amigos e, principalmente, começar a ter aulas de treinamento de pilotos tomam conta de Roan de uma forma tão grande que ele acaba chegando na escola dois dias antes de qualquer um de seus colegas. Mas, o que tinha tudo para ser um ano maravilhoso, acaba tomando outros rumos. 


Qualquer aluno terráqueo já passou pelas situações que o pequeno Padawan de Tatooine passa nessa história. Roan começa o ano exatamente como terminou a último: aprendendo bastante e se divertindo com seus amigos, especialmente Gaiana e Pasha. Mas, de repente, ele acaba se afastando desses amigos e se aproximando da turma mais propensa a se tornar Lordes Sith num futuro próximo. Ao se aproximar dos encrenqueiros da história e se afastar daqueles que foram seus amigos desde o começo, as atitudes e a personalidade de Roan começam a mudar.


Acho fantástica a habilidade de Brown de trazer nessa história simples e descontraída assuntos sempre tão pertinentes. Aqui temos uma espécie de rede social que chega até mesmo a ser banida devido ao mau uso dos alunos que a utilizavam para fazer comentários maldosos uns sobre os outros. Bullying e Cyberbullying são assuntos atuais, recorrentes e presentes na nossa sociedade e Brown mostrar o quão errado isso é, de uma forma e voltada para o público infantil também, mais do que importante, se torna necessário. 


Mas esse volume da saga de Roan vem para nos mostrar a importância e o desenvolvimento das amizades e de como as pessoas ao nosso redor acabam moldando um pouco de quem somos. Quando Roan começa a andar com Cronah e Cyrus ele começa a, também, acompanhar os dois em todos os tipos de brincadeiras maldosas que esses faziam. 


Temos aqui também o drama da primeira paixão sem ter certeza da reciprocidade. Roan gosta de Gaiana mas tem medo de admitir por não saber se ela sente a mesma coisa por ele e, toda essa dúvida, vira uma bola de neve na cabeça de nosso pequeno padawan. E não para por aí! Ele, ainda por cima, precisa lidar com um professor que não gosta muito dele e está disposto a lhe dar notas baixas não importa o quão bem ele esteja se saindo. 


Seguindo a fórmula do primeiro volume, mesclando cenas que estão acontecendo com Roan e trechos do diário que ele mantém, "Academia Jedi: O retorno de Padawan" é tão maravilhoso quanto o primeiro volume e, mais uma vez, com uma forma simples e eficaz Brown nos convida a reviver nossas memórias escolares, nossas amizades e dramas numa viagem maravilhosa acompanhada por esses personagens. Academia Jedi é um daqueles maravilhosos livros que conseguem, de forma efetiva, agradar a todas idades. 


 Para finalizar, um recadinho de Jeffrey Brown para a gente nunca mais esquecer:
 

 
ACADEMIA JEDI - O RETORNO DE PADAWAN

AUTOR(A):  Jeffrey Brown
NÚMERO DE PÁGINAS: 176
EDITORA: Aleph
LANÇAMENTO: 2016
ONDE COMPRAR:Editora Aleph

Reações:

Sobre o Autor

 
Top