Comentários
Michelle Louise Michelle Louise Author
Title: [LIVROS] RESENHA - ATLÂNTIDA, O GENE
Author: Michelle Louise
Rating 5 of 5 Des:
Em uma expedição na costa da Antártida, pesquisadores encontram uma misteriosa estrutura enterrada em um iceberg. A milhares de quilôm...



Em uma expedição na costa da Antártida, pesquisadores encontram uma misteriosa estrutura enterrada em um iceberg. A milhares de quilômetros dali, na Indonésia, a Dra. Kate Warner pesquisa a cura para o autismo em crianças através de experiências genéticas. Quando essas crianças são sequestradas, um agente de segurança altamente habilitado, acredita ter encontrado uma ligação entre esses dois fatos e busca desvendar uma conspiração global que ameaça toda a humanidade.



Como uma bióloga com desejo em me tornar geneticista, qualquer título com a palavra GENE chama minha atenção de uma maneira absurda. Com “Atlântida, o Gene” não foi diferente. O primeiro livro dessa trilogia nos traz uma premissa no mínimo empolgante: E se descobríssemos um gene capaz de levar a humanidade a um próximo estágio da evolução, mas isso significasse que uma grande parcela da população mundial seria exterminada em prol desse feito? 

Kate Warner é uma geneticista que trabalha incansavelmente em sua pesquisa que busca a cura para o altismo, conduzindo sua pesquisa em uma estação em Jacarta, Indonésia. Quando ela faz uma importante descoberta em duas crianças que faziam parte da sua pesquisa, Kate se vê imersa em uma grande conspiração e muitos planos secretos envolvendo a Immari International que buscam acelerar o processo de evolução humana mesmo que isso signifique o “sacrifício” de muitas pessoas. O grande aliado de Kate nessa luta para salvar a humanidade e as duas crianças que se veem envolvidas nesses planos, é David, um agente de uma grande empresa antiterrorismo chamada Clocktower.



Numa obra que mistura uma narrativa em ritmo frenético, onde sempre tem algo acontecendo e que -acreditem- você não consegue largar, com capítulos curtos e cheios de informação, eu fiquei encantada com a escrita de Riddle. Com muitos debates sobre evolução, genética, como chegamos ao patamar da evolução em que nos encontramos agora, a leitura fluiu em um ritmo tão gostoso de acompanhar que você estará terminando as mais de 500 páginas dessa história sem nem ao menos se dar conta disso. 

Não foram uma nem duas afirmações do autor que me deixaram curiosas para saber a veracidade e precisei ir fazer algumas pesquisas para verificar o viés científico. O autor, entretanto, tem um cuidado tão grande com essa criação que ele mesmo facilita nosso trabalho e deixa em seu site um grande acoplado com todas as informações que são reais ou ficcionais na sua narrativa. E vale a pena dar uma olhadinha lá ao final da leitura!


É importante parar para pensar no que autor busca nos transmitir com sua narrativa. Além de muita ação é preciso focar no debate interno que o autor nos convida a ter. Os conhecimentos genéticos estão crescendo, assim como os estudos genéticos e a compreensão de tudo que essa ciência pode vir a oferecer para a humanidade. Na narrativa que somos convidados a acompanhar, temos a existência de um gene que buscaria levar para a evolução o melhor da raça humana. Quem não tivesse esse gene não seria capaz de sobreviver, numa espécie de “lei do mais adaptado” a humanidade sofreria uma seleção em busca da evolução. O sacrifício de muitos em busca da raça perfeita não é algo estranho aos nossos olhos e ouvidos, certo? O debate ético, o debate humano sobre quando fomos foi muito longe e quando deveriamos parar é extremamente importante para desfrutar a obra como um todo e, acreditem, é impossível não fazer esses questionamentos durante a leitura.



O primeiro livro da trilogia termina com um gancho perfeito para o segundo volume – que eu mal posso esperar para ler.  “Atlantida, o Gene” é uma história que vai tirar seu folego e você vai acabar pedindo mais.

Medium_1671

AUTOR (A): A. G. Riddle
NÚMERO DE PÁGINAS: 568
EDITORA: GloboAlt
LANÇAMENTO: 2016
ONDE COMPRAR:Globo Livros
Reações:

Sobre o Autor

 
Top