Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: [LIVROS] RESENHA - E NÃO SOBROU NENHUM
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
  A inglesa Agatha Christie é uma das autoras mais populares e famosas do mundo. Isto significa que seus títulos estão entre os mais c...
 
A inglesa Agatha Christie é uma das autoras mais populares e famosas do mundo. Isto significa que seus títulos estão entre os mais conhecidos. Mas ninguém, no Brasil, poderia se lembrar deste ‘E não sobrou nenhum’. Talvez tenha sido encontrado um inédito em algum baú escondido num sótão. Mas, se fosse isto, a mídia com certeza o teria noticiado. Talvez, então, alguém tenha psicografado uma nova história policial. Mas, neste caso, o nome do "médium" não deixaria de ser conhecido. Talvez Agatha Christie não tenha afinal morrido, mas apenas desaparecido, revolvendo agora, aos 118 anos, lançar seu 81º. romance de mistério. Ou, talvez, um de seus conhecidíssimos livros tenha se ocultado atrás de um novo título. 

O culpado não é o mordomo, mas um personagem ainda mais cheio de normas, conhecido pelo codinome de "o politicamente-correto". Pois foi ele que levou os agentes literários da grande dama inglesa a proporem a mudança de título de "O caso dos dez negrinhos" (Ten little niggers), o livro mais vendido de Agatha Christie em todo o mundo, e adaptado para o cinema por René Clair. A solução salomônica foi, então, destacar o novo título, retirado de uma canção folclórica inglesa, e avisar na capa que o livro é uma nova versão daquele que foi consagrado pelo público brasileiro: "E não sobrou nenhum" - Anteriormente publicado como "O caso dos dez negrinhos".

"E não sobrou nenhum" é o maior clássico moderno das histórias de mistério. Dez pessoas diferentes recebem um mesmo convite para passar um fim de semana na remota Ilha do Soldado. Na primeira noite, após o jantar, elas ouvem uma voz acusando cada uma de um crime oculto cometido no passado. Mortes inexplicáveis e inescapáveis então se sucedem. E a cada convidado eliminado, também desaparece um dos soldadinhos que enfeitam a mesa de jantar. Quem poderia saber dos dez crimes distintos? Quem se arvoraria em seu juiz e carrasco? Como escapar da próxima execução? 

Um dia eu estava em um feira de livros e acabei sem querer achando vários romances da ilustre Agatha Crhistie em promoção. Como era o que tinha em maior quantidade, acabei levando esse livro, mas estava sem muitas expectativas. Eu havia acabado de ler ‘Passageiro para Frankfurt’ e não posso dizer que ele está entre meus preferidos.

Ele ficou na minha estante por vários meses até que resolvi lê-lo. Ainda bem que fiz isso. Ele definitivamente foi um dos melhores livros de suspense que li em toda a minha vida.

Assim como a sinopse mostra, dez pessoas com passados um pouco suspeitos, são convidados pelo Senhor e a Senhora Owen para passar uma temporada na Ilha do Soldado. O grupo de pessoas não se conheciam e eram bem distintos entre si. Mas aos poucos vão se entrosando.

Na hora do jantar, sem a presença dos donos da casa, os convidados jantam e se conhecem melhor, até o momento crítico e chave de todo o desenrolar da história. Um disco começa a ser tocado e uma voz misteriosa começa a relatar momentos ‘complicados’ da vida de cada presente na sala de jantar. O pânico se instala e eles começam a ficar desconfiados.

Contudo, antes de o dia amanhecer, duas pessoas, das dez presentes, já estão mortas e em um arranjo na sala de jantar, dos dez soldadinhos de madeira, apenas 8 restaram. 

Quem os matou? Há um assassino na Ilha? Porque o barco não voltou para buscá-los? E mais importante ainda: por que estão morrendo de acordo com o poema entalhado no quarto de cada um? A leitura foi incrível, constante, intensa e fluida. Não consegui descobrir quem havia sido o assassino até que fosse revelado nas últimas páginas. Simplesmente me encantei pela sensação tão maravilhosa de ler esse livro.

Além de que a edição da Editora Globo ser de bolso, leve e uma fofura. Mais que recomendo a leitura! 


Título: E não sobrou nenhum
Autor: Agatha Christie
Editora: Editora Globo
Páginas: 388
Ano: 2009
Onde Comprar: Estante Virtual

Reações:

Sobre o Autor

 
Top