Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [LIVROS] RESENHA – MAU COMEÇO
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Vi...




Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Violet, são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso, roupas que pinicam o corpo e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".





Então, faz tempo que estou para ler desventuras em série, mas ultimamente tenho evitado séries ou sagas, pois cansei de autores que ficam inventando continuação para livros que já passaram da hora de chegar no fim. Mas como em janeiro estreia um série de TV  baseada em desventuras em série com produção original da Netflix e, como amo literatura infanto-juvenil, não poderia adiar mais para embarcar nas aventuras juntamente com Klaus, Sunny e Violet, os irmãos Baudelaire.
O mau começo é o primeiro volume da série, escrita por Lemony Snicket, que nos apresenta a caracterização dos personagens, assim como da trama da história. Este livro já começa de uma forma diferente e instigante: 

“Se vocês se interessam por histórias com final feliz é melhor ler algum outro livro.” 

Nossos jovens protagonistas são todos muito inteligentes, porém cada um com suas peculiaridades. Violet, a irmã mais velha com 14 anos, é uma inventora que fica responsável por criar as mais malucas geringonças a fim de salvar a vida dos três os irmãos Baudelaire. Klaus, o irmão do meio, é um leitor voraz (com quem me identifiquei). A Sunny é apenas um bebê que gosta de morder tudo que vê e que não fala nada que possamos entender sem as traduções hilárias do autor.
As desventuras começam logo nas primeiras páginas... assim, essas três crianças, ainda tão jovens e inocentes, se veem tendo que enfrentar problemas de gente grande. Os pequenos Baudelaire recebem a notícia de que seus pais morreram em um incêndio que destruiu completamente a casa em que moravam (preciso deixar um pensamento de Klaus aqui embaixo e que me representa nessa cena). Seus pais, porém, já tinham feito um testamento que determinava que os três irmãos deveriam ser criados por alguém da família. Então eles são designados ao Conde Olaf, um primo que eles nunca ouviram falar, mas que é o parente que vive mais perto. Daí suas vidas "vão só ladeira abaixo", pois o Conde é muito cruel com eles e a situação dessas crianças fica a cada página mais triste. 

Trecho do pensamento de Klaus na cena do incêndio e que me identifiquei

“Klaus viu na imaginação todos os livros da biblioteca pegando fogo. Agora nunca mais poderia lê-los todos.”

Minhas impressões 

1- A história é muito triste, mas o autor usa de seu talento para manter o leitor curioso do começo até o fim, pois nos presenteia com sua escrita rápida, simples e fácil, uma trama muito bem estruturada, além de uma pitada de humor sarcástico que tornam o clima sombrio um pouco mais leve.
2- Um livro infantil que poderia muito bem ser retirado dessa categoria e ser  considerado atemporal;
3- O autor é muito atencioso com os leitores, de forma tal que trás significados de várias palavras que possam ser desconhecidas;
4- De maneira maravilhosa o autor conversa com quem está lendo de um jeito tão singelo que passei a gostar dele como se o conhecesse;
5- O método de inserir Sunny nas cenas é muito inteligente e engraçado (amei cada tradução de suas falas de bebê).
6- Vou correndo ler os próximos volumes. 




Título: Desventuras em Série - Mau Começo
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 152

Ano: 2001
Onde comprar: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

 
Top