Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: [LIVROS] RESENHA - DOIS IRMÃOS
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conq...


Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas. Preservando a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor.



‘Dois Irmãos’, tem sido uma obra literária bem aclamada, comentada e que tem ganhado cada vez mais reconhecimento entre os leitores. Um desses, foi eu. 

Eu já tinha ouvido falar bastante dessa obra, mas com o tempo acabei descobrindo que o livro se tornaria uma ‘graphic novel’ e uma minissérie. Com isso, minha curiosidade foi aumentando e aumentando, até eu ter desejo de ler e conhecer, pelo menos um pouco, essa história tão famosa.

E ainda bem que eu li. ‘Dois Irmãos’ é uma das histórias mais tocantes, doloridas e próximas da realidade que tive o privilégio de ler.

Ela relara a história de Omar e Yaqub, dois irmãos gêmeos. O mesmo rosto, a mesma idade, a mesma família. E ainda assim, completamente diferentes. Suas personalidades e desejos eram completamente opostas. Com exceção do amor. Ah, isso eles tinha por igual. O desejo da mesma mulher. E por causa disso, ainda quando pequenos, uma briga criou uma cicatriz no rosto de Yaqub e na relação da família para sempre.

Acrescentando com a atenção excessiva de Zana, a mãe, à Omar, a relação entre os irmãos vão se tornando cada vez mais agressivas. E é com essa base que a história segue. Vemos ao longo dos traços dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Sá, a história tomar forma, ir crescendo e nos envolvendo. 

Além disso, o trabalho em conjunto de Fábio, Gabriel e a colaboração do autor da obra, Hatoum, trouxe por meio dos traços, um vivo retrato de Manaus e uma dramaticidade a história pela escolha dos desenhos sendo preto e branco.


Posso dizer, com todo a certeza, que essa ‘graphic novel’ foi uma das que mais me emocionou e me fez desejar que não chegasse ao fim.  




Título: Dois Irmãos
Autor: Gabriel Sá, Fábio Moon
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 232
Ano: 2015
Onde Comprar: Saraiva







Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top