Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: [LIVROS] RESENHA - O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua co...


Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio.

Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila.

Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações.

O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos romances policiais da rainha do crime. 


‘O Assassinato de Roger Acrkoyd’ não foi o meu primeiro livro lido da autora Agatha Christie, nem minha primeira opção. Confesso que em meio a tantos livros escritos por ela, fiquei meio perdida sobre qual começar minha leitura. Então, ao longo dos anos, li alguns livros que gostei, outros que nem tanto. Sendo o último, finalizado no ano passado, ‘E não sobrou nenhum’.

Lembro que devorei o livro em dois dias, e realmente cheguei a achar que nenhum livro da autora me fascinaria tanto quanto esse. Me enganei. ‘O Assassinato de Roger Acrkoyd’ ficou no mesmo patamar, se não mais alto. 

O livro relata três mortes sucessivas, ligadas por um elo em comum. Contudo, muitos são os suspeitos e por diversas razões. Contudo, quando Roger Ackroyd morre, em sua própria casa, com as portas e salas fechadas, todos se tornam suspeitos. Aos poucos, quando Hercule Poirot, que estava em King’s Abbott aproveitando sua aposentadoria, é convocado, mentiras vêm à tona e acabamos descobrindo que todos, absolutamente todos, têm um segredo.

Preciso admitir que criei diversas hipóteses, pensei em diversos assassinos, mas não consegui acertar. Na verdade, Agatha Christie conseguiu me surpreender tanto com o contexto, quanto com sua escrita. 

Quando o assassino é revelado (e acredite, você não desconfiar nem por um segundo quem é) você vai conseguir entender a grandiosidade da escrita e vai sentir, assim como eu, a necessidade de reler tudo de novo e perceber que tanto Hercule Poirot, quando Agatha Christie, não deixaram nenhum ponto solto!

Ah, além disso, a edição da globo livros está linda. Tanto a capa, quanto a diagramação. Vale a pena a leitura desse livro!



Título: O Assassinato de Roger Acrkoyd
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Páginas: 308
Ano: 2014
Onde Comprar: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top