Comentários
Dessa Piccinini Dessa Piccinini Author
Title: [LIVRO] RESENHA - JANTAR SECRETO
Author: Dessa Piccinini
Rating 5 of 5 Des:
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o...

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.


Eu, aspirante a escritora, queria um dia chegar perto do sucesso que o menino Raphael Montes está fazendo atualmente. Não apenas aqui no nosso Brasil, mas fora, Raphael está mostrando o porque seus livros são tão elogiados. 

Fica até difícil começar essa resenha e, acho que, por esse motivo, vou me manter sucinta e direta: é foda! É tão foda que, em busca de outra palavra, eu simplesmente não encontrei. É sangue e vísceras, é uma mistura estranha de sentimentos e empatia - pois me deixou assustada que eu estivesse com empatia aos personagens e suas assustadoras ações. 

Quatro jovens que moravam no Paraná vão para o Rio de Janeiro viver suas vidas e cursar a faculdade. Dante é o narrador do livro e cursa administração, porém trabalha em uma livraria. Também moram no apê Hugo, que cursa gastronomia e não consegue nenhum emprego descente devido a um acontecimento, Miguel, que cursa medicina e trabalha em um hospital, mas não da maneira que desejaria e Leitão, que largou a faculdade e vive jogado, engordando mais e hackeando contas alheias. 

Em um belo dia, Dante descobre que eles estão devendo 25 mil em aluguéis atrasados que deveriam ter sido quitados por Leitão, já que era sua responsabilidade pagar o aluguel. Porém, ele usou o dinheiro em outra atividade (leia-se uma garota de programa chamada Cora) e agora os quatro amigos correm o risco de serem despejados e, ainda, processados. 

É nessa situação que os amigos têm uma ideia: hospedarem jantares para pessoas estranhas no apartamento e ganharem uma grana com isso. Na realidade, isso realmente existe, me lembro até de uma reportagem do Fantástico sobre esse sistema.

O grupo então decide o cardápio e o valor e entrega a responsabilidade de fazer o cadastro no site para o Leitão que, como uma brincadeira, muda o cardápio para carne humana e o valor para 3.000 por pessoa. Os outros três amigos ficam furiosos, mas o dinheiro está entrando e, em apenas um jantar, eles vão conseguir quitar a dívida e então aceitam a situação. Assim, numa boa. É, eu sei, fica até difícil acreditar que basta uma grana entrar para que nossa moral seja invertida. 

Lembram que eu falei que ia ser sucinta: além de eu não saber o que escrever aqui, de não conseguir colocar em palavras o que eu achei do livro, eu também não quero estragar a sua experiência com ele, pois é bom estar avisado que o livro é pesado, mas não saber tudo que vai acontecer dentro da leitura. 

E isso ele é: pesado. Tão pesado que eu acho que nunca havia lido algo mais pesado que Jantar Secreto. A leitura é bem fluída e visual, não tem "papas" na língua e eu só posso comparar com as leituras que tive sobre casos descritivos de serial killers americanos. É grotesco, é violento, é bizarro. E olha que eu não tenho problema com isso - eu li homicídios descritos de uma maneira direta, eu já tinha um estômago preparado e mesmo assim fiquei surpresa. 

Aliás, o livro é tão rápido de ler que eu terminei em um piscar de olhos e possui uma comédia própria do Raphael que, em certas partes do livro, me deixavam desconfortável - e eu não digo isso como um lado negativo. 

No dia que terminei o livro eu sonhei com uma mistura de cenas vívidas e de uma violência exacerbada devido a leitura do livro e isso é algo fascinante e me faz parabenizar o autor por sua criação. 

Jantar Secreto é meu segundo livro do Raphael. Meu primeiro foi O Vilarejo e eu quero ler todos os outros livros do Rapahel, ele é maravilhoso! (Aliás eu estou me formando em direito também... Será que dá tempo de embarcar na "brincadeira" de escrever livros?) Ainda sim, O Vilarejo é o meu preferido por sua surpreendente maneira de amarrar tudo de uma maneira tão rápida.

Em resumo, Jantar Secreto não é para os fracos de coração e cheios de frescura. É uma leitura surpreendente sobre valores humanos, uma leitura visual que beira a nojeira, que deixa o leitor fisicamente enjoado e perturbado com as descrições. E, mesmo assim, é um livro viciante, impossível de largar até o último ponto final. 

Raphael, muito obrigada por mostrar que a literatura brasileira pode ser maravilhosa! E já estou esperando o próximo. 


AUTOR: Raphael Montes
PÁGINAS: 360
EDITORA: Companhia das Letras
LANÇAMENTO: 2016
Compre aqui.






Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top