Comentários
Dessa Piccinini Dessa Piccinini Author
Title: [LIVROS] RESENHA - ACONTECEU NAQUELE VERÃO
Author: Dessa Piccinini
Rating 5 of 5 Des:
Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles Cassandra Clare, Veronica Roth e Stephanie Perkins. Bem-vin...


Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles Cassandra Clare, Veronica Roth e Stephanie Perkins.

Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.

Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz.

A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.


Para alguém que passou boa parte do verão trancada dentro de casa, ler esse livro foi um misto de doçura e tristeza - o livro era de uma leitura agradável, mas ficava jogando na minha cara o que eu poderia estar fazendo com o meu verão, ao invés de estar trancada em casa. Como sair não era uma opção (mesmo que eu seja "bicho do mato" como minha mãe gosta de chamar - eu não posso sair por motivos maiores) precisei não me sentir pessoalmente atingida pela felicidade dos personagens e terminei o livro em pouco mais de uma semana.

Àqueles que já acompanham o blog há alguns anos, ou acompanham o mercado editorial de livros no país, vão se recordar de um livro lançado perto do final de 2014 chamado O presente do meu grande amor, que já possuí resenha aqui no blog. Aconteceu naquele verão segue a mesma premissa: 12 histórias de amor organizadas pela autora de Anna e o Beijo Frances - Stephanie Perkins.

Livros de contos são sempre complicados, você nunca gosta de todos, mas sempre vai ter um ou outro que você ama - e dessa vez não foi diferente. Com as queridinhas da literatura Cassandra Clare, Veronica Roth e outros, o livro apresenta uma gama interessante e diversificada de contos gostosos de verão.

Mais uma vez, a coletânea selecionada por Stehanie tem seus altos e baixos. Dos doze contos, não consegui evitar me apaixonar pelo romance no labirinto de Amor é o último recurso (Jon Skovron), o clichê do melhor amigo, de uma maneira gostosa de Inércia (Veronica Roth) e a triste históira de I em Prazer doentio (Francesca Lia Block).

Ainda, talvez não seja paixão, mas chegue perto disso, o romance entre uma humana e um monstro do lago em Cabeça, escamas, língua, cauda (Leigh Bardugo), a infestação de zumbis e o chefe do inferno em O último suspiro do cinemorte (Libba Bray), despedidas e encontros em Boa sorte e adeus (Brandy Colbert), o romance estranho de Asperger em Mil maneiras de tudo dar errado (Jennifer E. Smith) e o Feitiço do tempo de O mapa das pequenas coisas perfeitas (Lev Grossman).

Da mesma maneira que a última, a organizadora do livro deixou a desejar com Em noventa minutos, vá em direção ao North (Stephanie Perkins) e a queridinha de muitos leitores tinha tudo com uma boa ideia, um circo e dois demônios em Nova Atração (Cassandra Clare), porém simplesmente não conseguiu entregar.

Outros caíram no meio por falta de algum elemento que os trouxesse a luz, como O fim do amor (Nina Lacour) ou Lembranças (Tim Federle) - esse último eu talvez não tenha gostado tanto devido ao final e a minha constante busca por finais felizes.

Ao todo é um livro leve e gostoso que me ajudou a sair (espero) de uma ressaca literária das grandes. Divertido, romântico e com alguns toques de magia, Aconteceu naquele verão é uma ótima indicação para presente ou um livro para aquecer o coração.



ORANIZADORA: Stephanie Perkins
PÁGINAS: 384
EDITORA: Intrínseca 
LANÇAMENTO: 2017
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top