Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [LIVROS] RESENHA - A CABEÇA DO SANTO
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido - que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo co...



Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido - que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará. Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso - a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí - Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor. Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele irá descobrir a verdade sobre o desaparecimento do pai e se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo. Já consagrada por seus livros infantojuvenis, a escritora Socorro Acioli agora lança este seu primeiro romance dirigido ao público adulto, que foi desenvolvido na oficina Como Contar um Conto, promovida por Gabriel García Márquez em Cuba


O que você faria se pudesse ouvir as orações das pessoas? Samuel saiu de casa com dois objetivos: cumprir a promessa de colocar uma vela aos pés de três santos pela alma de sua mãe e resolver antigos problemas de família. Mas no caminho encontrou a cabeça de um Santo Antônio e pode ouvir todas as orações de amor das moças das redondezas. Nesse Realismo Fantástico, Socorro Alcioli nos convida a ter um outro vislumbre sobre a fé, o orgulho, o ódio e o amor.

Eu me apaixonei por esse tipo de história com o Gabo, e fiquei interessadíssima nesse livro quando soube que a autora havia feito um curso de contos com ele. O que mais me cativa nessa escola é como os elementos mágicos, ou fora do normal, são aceitos de forma rápida na realidade. Demonstrando ao máximo a adaptabilidade do seu humano sem perder as características do incrível.

Em A Cabeça do Santo lidamos com a questão da prática da religião fora de seus dogmas oficiais, no caso as simpatias feitas com Santo Antônio esperando ganhar um amor. Tradição fortemente enraizada no Brasil(e não só no interior) ganha uma aura diferente ao ter um intermediário, no caso Samuel, que conforme vai escutando as súplicas elabora planos mirabolantes para ajudar(e se ajudar também).

A escrita é feita de forma delicada, as situações e personagens são apresentados lentamente junto com suas nuances e segredos. Devo admitir que a primeira vista, não simpatizei muito com Samuel e muito menos com a cidade, Candeia. Acho que pelo inicio ser um pouco divagante em apresentar as situações. Mas conforme fui entendendo os motivos e ganhando respostas me vi postergando a leitura do final, com aquele medo de que acabasse e meu coração ficasse vazio.

A história dá algumas referências musicais, sendo a mais forte delas, a morna de Cabo Verde, um gênero musical que vale a pena conhecer. Para acompanhar essa leitura, deixo aqui uma das minhas favoritas da grande Cesária Évora.


P.S.: O trabalho gráfico desse livro está maravilho, as fotos de abertura do post são da sobrecapa(amarelo) e capa(paisagem).



AUTOR(A): Socorro Alcioli
PÁGINAS: 176
EDITORA: Companhia das Letras
LANÇAMENTO: 2014
ONDE COMPRAR: Aqui
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top