Comentários
Mylla Santos Mylla Santos Author
Title: [LIVROS] RESENHA - DIAS PERFEITOS
Author: Mylla Santos
Rating 5 of 5 Des:
Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anato...


Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.



Rapahel Montes é um escritor brasileiro que vem chamando atenção com os seus livros, tem 4 livros lançados e aqui no blog temos algumas resenhas publicadas. Dias perfeitos foi o seu segundo livro, nele conhecemos o estudante de medicina Téo, solitário e introvertido, mas um filho e aluno dedicado, que se encanta por Clarice assim que a conhece e percebe que ela pode mudar sua rotina.

Ela o havia beijado naquele churrasco. Por que parar? Do beijo, furtado e furtivo, ele havia se tornado refém. Não era o invasor, mas o invadido; não queria só desvendar, mas ser desvendado. Ele amava Clarice, admitiu. Precisava ser amado.

Na ânsia de ver esse sentimento sendo correspondido, Téo age de forma impulsiva e as coisas começam a dar errado, não sei se para ele ou para Clarice. 

Nada havia sido premeditado, tampouco queria resgate. Queria apenas o melhor para Clarice.

Através da leitura temos a oportunidade de especular o que se passa na cabeça de Téo, ele acredita que os fins justificam os meios, portanto não vê as coisas que faz como erradas.  Percebemos que ele está vivendo um delírio, que acredita nas mentiras que criou e que às vezes demonstra está perdido, mas não dá para voltar atrás depois das coisas que fez, então insiste e continua acreditando que vai dar certo.

O livro me prendeu muito, a leitura flui fácil, não conseguia parar, queria descobrir o próximo passo de Téo, pensei em algumas possibilidades, em alguns finais e sempre errei, o que é muito bom, pois mostra que o Raphael conseguiu me surpreender e superar minhas expectativas. Alguns momentos são agonizantes, pois nos colocamos no lugar da Clarice, ficamos com medo por ela, Raphael consegue mexer com a gente. 

Téo é engenhoso, executa muito bem seu plano, consegue convencer as pessoas, inclusive a família de Clarice. Em alguns momentos achei que foi exagerado, que fugiu um pouco da realidade. Mas a obra como um todo é ótima, Raphael é um escritor que merece todos os elogios que recebe, esse é o segundo livro que leio dele, o primeiro foi O Vilarejo que é um livro de contos e que me deixou de queixo caído. Por tudo descrito anteriormente pretendo ler todos os seus livros e estou na torcida para que venham muitos outros.

Essa era apenas uma de suas qualidades. Se houvesse mais gente como ele, o mundo seria melhor.

O livro fez tanto sucesso por aqui que os direitos de publicação foram vendidos para nove países e tem grande chance de se tornar filme. Um escritor brasileiro com muita qualidade.




TÍTULO: Dias Perfeitos
AUTOR: Raphael Montes
EDITORA: Companhia das Letras
PÁGINAS: 280
ANO: 2014
ONDE COMPRAR: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top