Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [LIVROS] RESENHA - OS 13 PORQUÊS
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá c...






Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.





Desde 2014 que estava com vontade de ler este livro, pois algumas pessoas do Clube do Livro da minha cidade indicaram-no com um fervor quase impossível de resistir. Mas só consegui ler quase 3 anos depois, pois o livro sempre foi muito caro para o meu orçamento, depois ficou difícil a aquisição porque não conseguia encontrar ele nas lojas sei lá por qual motivo. Mas depois da Netflix anunciar a compra dos direitos para a produção de uma série baseada nos 13 porquês, eu não poderia esperar se é que vocês me entendem, estamos falando da maravilhosa Netflix. Finalmente consegui encontrá-lo na amazon.
O tema do livro é muito triste e difícil de lidar, inclusive com as sensações e sentimentos que ficam rodando em nossa cabeça, o suicídio. Este foi o segundo livro com esse tema que li, e mais uma vez me senti muito impotente diante do sofrimento que muitas vezes não conseguimos enxergar. 
O livro é narrado principalmente por Clay, que ao retornar da escola encontra na porta de casa uma caixa, contendo 7 fitas cassetes enumeradas, endereçada a ele. Quando encontra um aparelho para ouvir estas fitas imaginem a surpresa ao descobrir que era a voz de uma colega de escola que havia se suicidado há pouco tempo. Nessas fitas, Hanna, a outra narradora, conta os 13 motivos que a levam ao suicídio, no qual pessoas do seu convívio estão envolvidas. Estas fitas foram enviadas para elas que teriam que ouvi-las e repassá-las para os próximos relacionados, caso contrário elas poderiam ser divulgadas para que todos pudessem ouvi-las.
Apesar do tema forte, delicado e sombrio, o livro é muito envolvente devido ao mistério que cerca os porquês e as pessoas que o cometeram. Acompanhamos com Clay a história de Hanna e sentimos junto com ele o medo e a ansiedade para descobrir por qual motivo estava naquela lista negra, assim como a raiva ao saber em quais situações cada um contribuiu para esta escolha sem volta de sua colega.

Minhas impressões:

1- O livro traz uma mensagem principal, a de que ninguém sabe o impacto que tem na vida do outro
2- Todas as situações são reais na nossa vida ou na vida de alguém com quem convivemos, coisas que muitas vezes podem parecer besteira para a gente, mas que influenciam e mexem com outras pessoas de maneira catastróficas, como fofocas e boatos. Cada pessoa é única e respondem de maneiras diversas as mesmas situações e por isso temos que respeitar os limites e singularidade de todos. 
3- É uma história que nos faz refletir sobre como nossas atitudes tem consequências diferentes para cada pessoa;
4- Usar o suicídio como tema é maravilhoso tanto para diminuir o preconceito quanto para nos deixar atentos aos sinais que pessoas com pensamentos suicidas possam estar deixando e que poderiam ser usados para salvar suas vidas;
5- Só tiveram duas coisas no livro que não gostei: a primeira foi o motivo que levou Hanna a colocar Clay na lista, para mim pareceu muito forçado, embora o motivo que ele mesmo deu tenha sido mais plausível. A segunda a ideia melodramática de Hanna para se vingar ou educar os culpados... Acho que teria sido melhor uns emails, ou mesmo que quem quisesse se vingar fosse um terceiro ao achar seu diário. 

Citações:
“Você pode ter ouvido boatos, eu falei, mas não pode dizer que sabe alguma coisa de verdade por causa deles” (pág. 59)

“Repararam nas cicatrizes que deixaram para trás? Não, provavelmente não. Porque a maioria delas não pode ser vista a olhos nu”. (pág. 61)




TÍTULO: Os 13 Porquês
AUTOR:  Jay Asher
EDITORA: Ática
PÁGINAS: 256
ANO: 2009
ONDE COMPRAR: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top