Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [LIVROS] RESENHA - A RODA DA VIDA
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Elisabeth Kübler-Ross foi uma médica à frente de seu tempo, responsável por mudar a forma como o mundo enxergava a morte. Através de ...

Elisabeth Kübler-Ross foi uma médica à frente de seu tempo, responsável por mudar a forma como o mundo enxergava a morte. Através de seus vários livros e muitos anos de trabalho dedicados a crianças, pacientes com AIDS e idosos com doenças terminais, ela trouxe consolo e compreensão para milhões de pessoas que tentavam lidar com a própria morte ou com a de entes queridos.


O livro A Roda da Vida é uma autobiografia, na qual Elisabeth mostra desde sua infância até a proximidade de sua morte os acontecimentos que de alguma forma a levaram crer na vida após a morte.

Elisabeth Kübler-Ross foi uma das trigêmeas da família Kübler e seu tamanho diminuto fez com que quase ninguém acreditasse na sua sobrevivência. Porém ela veio ao mundo com uma missão maior do que a própria vida. Nasceu na Suíça em 1926 e desde cedo sabia o que queria, ser médica e realizar missões em lugares necessitados, e para isso enfrentou as ordens do pai e os preconceitos da sociedade da época.

Uma mulher forte e independente que conseguiu se formar em medicina e que teve uma vida de aventuras e atitudes inspiradoras que fizeram diferença na vida de muitas pessoas ajudadas e tratadas por ela ao longo de sua jornada em diversos lugares e com diversos problemas, assim como teve influência no tratamento de pacientes em estado terminal e na criação de sistema de asilos específicos para doentes nos Estados Unidos, próprios para internar e cuidar de pessoas em estágio terminal. Entretanto, em muitos momentos da leitura me senti triste por não fazer 5% do que ela fez para ajudar as pessoas, pois incontáveis vezes sacrificou a própria felicidade, conforto e a família para acompanhar e minimizar o sofrimento de outras pessoas. Mas pelo lado positivo seu livro me encheu de vontade de fazer mais pelo próximo enquanto eu puder.

Como consequência de seus métodos de tratamento com seus pacientes e suas crenças pessoais, Elisabeth começa a se tornar conhecida e a alcançar mais pessoas que necessitavam aprender a lidar com a própria morte iminente ou a morte de alguém próximo. Porém, ganha também impopularidade dos descrentes ou preconceituosos, sendo atacada verbalmente e tendo seus bens prejudicados muitas vezes pela falta de amor ao próximo dos que na maioria das vezes se diziam cristãos.

De uma forma geral é um bom livro, emocionante e cheio de lições, embora não acredite 100% em suas experiências sobrenaturais e tenha ficado penalizada pelo segundo plano que sua família tinha em seus horários, senti transparência e verdade no amor que Elisabeth tinha por aqueles do mesmo sangue, pelos amigos e por todos os seres humanos e fiquei feliz pelas tantas vezes ela enfatizou que o mais importante na vida é este sentimento.



Trechos preferidos: 



“As pessoas sempre me perguntam como é a morte. Digo-lhes que é sublime. É a coisa mais fácil que terão que fazer”



“ Eu não tinha a menor intenção de me ligar à religião, mas o pastor me pediu que lhes dissesse minhas críticas à igreja. Enumerei-as uma por uma, desde o pastor R. à minha crença que nenhum Deus, e principalmente a ideia que eu fazia de Deus, podia caber entre quatro paredes  ou ser definido por leis ou convenções criadas pelo homem”



 “Faço o que acho certo, não o que se espera que eu faça”



“Não se cresce quando tudo está perfeito. Mas a dor é uma dádiva com um objetivo”




TÍTULO: A Roda da Vida

AUTOR:  Elisabeth Kübler-Ross

EDITORA: Sextante

PÁGINAS: 320

ANO: 2016

ONDE COMPRAR: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top