Comentários
Mylla Santos Mylla Santos Author
Title: [LIVROS] RESENHA - NO CORAÇÃO DA FLORESTA
Author: Mylla Santos
Rating 5 of 5 Des:
E se tudo o que você soubesse fosse uma mentira? E se a pessoa que deveria te proteger não tivesse condições nem mesmo de cuidar de s...


E se tudo o que você soubesse fosse uma mentira? E se a pessoa que deveria te proteger não tivesse condições nem mesmo de cuidar de si mesma? Carey é uma jovem de 15 anos com uma história de vida difícil. Levada às escondidas pela mãe para um parque nacional quando ainda era uma criança, tudo o que ela e a irmã menor conhecem é a floresta. Elas só têm uma a outra, considerando que a mãe, viciada em drogas e mentalmente instável, muitas vezes desaparece por dias sem fim. É durante um desses sumiços que repentinamente as meninas se vêem diante de dois estranhos, que as tiram da floresta e as levam para um mundo novo e surpreendente de roupas, meninos e aulas. Agora Carey precisa enfrentar a verdade por trás do seu passado e decidir se vale a pena revelar um terrível segredo, que, caso descoberto, pode colocar em risco a segurança e a nova vida das duas irmãs. No coração da floresta foi indicado a inúmeros prêmios, como a Carnegie Medal em literatura, e seus direitos foram vendidos para 8 países. Primeiro livro de Emily Murdoch, recebeu a seguinte crítica estrelada do Booklist: “Um livro cheio de dor e esperança. Uma estreia surpreendente.”


Emily Murdoch passa os dias administrando um santuário de eqüinos abandonados no deserto do Arizona e as noites escrevendo furiosamente à luz de velas, este é o seu primeiro livro e que livro maravilhoso, um daqueles que me perguntei porque não li antes.

É fácil cuidar de Nessa. Ela é minha irmãzinha. É a minha família. Casa é onde Jenessa está.

A sinopse despertou minha curiosidade e logo nas primeiras páginas fui envolvida pela história de Carey e Jenessa. As duas foram deixadas na floresta pela mãe durante 10 anos, ela aparecia às vezes para levar suprimentos e sumia por várias semanas. Carey é a irmã mais velha e também a narradora da história, foi ela também quem sempre cuidou de Jenessa desde que ela tinha um ano, foram tempos difíceis, mas que Carey tentou suavizar para que sua irmã tivesse uma infância da melhor forma possível, até a ensinou ler e escrever.

Esperando que eu pudesse amar Nessa o bastante para criá-la de forma saudável e normal, seja lá o que isso queira dizer. Esperando conseguir encher sua mente e seu coração em crescimento quando não sou capaz de encher seu estômago.

Muitas coisas aconteceram enquanto elas estavam na floresta, às visitas da mãe nem sempre eram agradáveis, alguns traumas foram criados e “feridas abertas”. Carey e Jenessa também guardam um segredo que podem mudar as suas vidas.  

Eu ainda pareço exatamente a mesma garota que morava no mato. Você pode tirar a garota do mato, mas não o mato da garota, penso. 

Ainda pareço saber mais do que deveria, o que é verdade. Ainda pareço carregar grandes segredos da estrela branca.
Um dia elas são resgatadas e a partir desse momento novos desafios surgem, pois elas precisam se adaptar a nova realidade: uma família de verdade, escola, amor, viver em sociedade. 

Não conheço música da moda, as gírias, as referências culturais, o que é maneiro. Não sei ser como elas, pensar como elas.

Esse livro conseguiu me fazer sentir os sentimentos das meninas: o drama, abandono, angustia, incerteza, insegurança e a alegria de encontrar um lar. É difícil não se sensibilizar com o que elas passaram e não se imaginar no lugar delas. A história flui muito bem, o livro é curto, divido em três partes, com detalhes de floresta nos capítulos. Gostaria que a história tivesse se prolongado mais ou se detalhado mais em alguns momentos. 



O segredo que falei anteriormente só é revelado no final do livro, mas consegui descobrir antes, o que me surpreendeu foi como aquilo aconteceu. Outra coisa que também gostei no livro foi que cada capítulo tem detalhes de floresta, achei muito bonito. O amor que Carey têm por Jenessa é lindo, posso dizer que é como o amor de uma mãe por sua filha.




TÍTULO: No Coração da Floresta
AUTORA: Emily Murdoch
EDITORA: Agir Now
PÁGINAS: 272
ANO: 2015
ONDE COMPRAR: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top