Comentários
Mylla Santos Mylla Santos Author
Title: [LIVROS] RESENHA - O ANO EM QUE DISSE SIM
Author: Mylla Santos
Rating 5 of 5 Des:
Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva dos sucessos televisivos Grey’s Anatomy, Private Practice e ...

Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva dos sucessos televisivos Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder.
Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida.

O bom humor e uma boa narrativa são características marcantes deste livro. Shonda é muito conhecida por suas séries (até o momento minha preferida é Scandal), mas é através do livro que podemos conhecê-la de verdade, suas manias e medos.

Sempre que me virem em algum lugar, fazendo sucesso em alguma área da vida, isso significa quase certamente que estou falhando em outra área da vida.

Foi sua irmã Delorse que a fez acordar através da seguinte frase: Você nunca diz sim para nada. A partir desse momento Shonda refletiu sobre sua vida e não só percebeu que sua irmã estava certa, mas também que não estava feliz com a sua vida, que não aproveitava as oportunidades que surgiam e que se escondia atrás do não. 

Vocês podem acordam um dia e descobrir que são interessantes e poderosos e engajados. Podem acordar um dia e descobrir que são realizadores.

Durante o ano do sim, ela aprendeu não só dizer sim, mas também aprendeu que às vezes é necessário dizer não, pois em determinadas situações ele é necessário. Através desse ano Shonda nos mostra o quão bom é sair de nossa zona de conforto, que nos permitir é algo importante, nos tira da zona de conforto e nos mostra algo novo.

O livro também retrata o período de aceitação e desconstrução que Shonda passou, durante o ano do sim ela se deparou com algumas barreiras, algumas impostas por ela e outras pela sociedade e resolveu enfrentá-los, uma delas é o fato de não querer casar, algo que não é bem visto pela sociedade.

Não estou interessada nas idéias de mais ninguém sobre como deve ser minha aparência.

Outra dificuldade que surgiu foi que ao dizer sim para tudo ela tinha menos tempo para ficar com seus filhos. O livro nos oferece bons momentos e me identifiquei com algumas situações.

No livro têm alguns discursos que ela fez para determinadas ocasiões, ela descreve como foi o processo de escrever e sua preparação para aquele dia, até então ela sempre negava convites desse tipo por causa da sua timidez, então quem é tímido vai entender bem isso e até pode vê como inspiração a superação que ela teve. 

O livro é classificado como auto-ajuda, mas não o vejo como tal. Acho que uma biografia define melhor, pois Shonda apenas descreve os fatos que acontecem durante seu ano do sim.


TÍTULO: O Ano Em Que Disse Sim
AUTORA: Shonda Rhimes
EDITORA: Best Seller
PÁGINAS: 256
ANO: 2016
ONDE COMPRAR: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top