Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: [LIVROS] RESENHA - O BAZAR DOS SONHOS RUINS
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Mestre das histórias curtas, o que Stephen King oferece neste livro é uma coleção generosa de contos – muitos deles inéditos no B...


Mestre das histórias curtas, o que Stephen King oferece neste livro é uma coleção generosa de contos – muitos deles inéditos no Brasil. E, antes de cada história, o autor faz pequenos comentários autobiográficos, revelando quando, onde, por que e como veio a escrever (ou reescrever) cada uma delas. Temas eletrizantes interligam os contos; moralidade, vida após a morte, culpa, os erros que consertaríamos se pudéssemos voltar no tempo... Muitos deles são protagonizados por personagens no fim da vida, relembrando seus crimes e pecados. Outros falam de pessoas descobrindo superpoderes – como o colunista, em “Obituários”, que consegue matar pessoas ao escrever sobre suas mortes; ou o velho juiz em “A duna”, que ainda criança descobre uma pequena ilha onde nomes surgem misteriosamente na areia – nome de pessoas que logo morrem em acidentes bizarros. Em “Moralidade”, King narra a vida de um casal que vai se despedaçando quando os dois mergulham no que, a princípio, parece um vantajoso pacto com o Diabo.



Stephen King é um autor já consagrado, mestre em novelas bem trabalhadas com finais muitas vezes surpreendentes. Então quando temos a possibilidade de encarar uma outra face dele, temos de fazê-lo! Em O Bazar dos Sonhos Ruins, King apresenta uma coletânea de contos, 20 no total, sobre os mais diversos temas, que mostram diferentes características de produções do autor.

Em primeiro lugar, o que mais me chamou a atenção foram as introduções antes de cada conto. Mesmo com a introdução ao começo do já dando um gosto do que viria, ver o autor apresentar motivações, inspirações ou mesmo histórias de vida foi muito interessante! Podemos conhecer mais sobre o processo de construção de uma história, ou até mesmo como elas podem ou não surgir do nada.

Não poderia ser um livro do King se não trouxesse vários temas de terror, porém não se engane de achar que todos são assim. Temos diversas discussões sobre a vida, mas principalmente sobre a morte. Sobre sonhos, desejos e planos. Temos é claro muito sobrenatural, mas alguns que talvez não sejam o que parecem ser. Histórias que poderiam muito bem ser reais, ou será que são?

Seria uma resenha um tanto cansativa se eu fosse abordar cada um dos contos aqui, além de que acho que isso tiraria metade do prazer da leitura. Mas é impossível não citar alguns, como a própria sinopse o faz.

Em "Garotinho Malvado", temos a personificação da maldade, mas que se parece muito com diversas pessoas que perpetuam o bullying. Em "Ur", temos uma história ótima para os amantes dos livros, afinal, quem não gostaria de encontrar livros desconhecidos dos seus autores favoritos? "Blockade Billy" mistura o beisebol (esporte mais americano não há) com algo de suspeito. Mas também temos "Fogos de artifício e bebedeira" com mais um dia comum na vida de pessoas tipicamente americanas.

Com uma alternância de temas, histórias curtas e longas, prosas e poesias, King nos presenteia com contos excelentes, vindos dos mais diversos momentos da sua brilhante carreira. Um bom fã não deve deixar esse bazar ir embora sem adquirir algumas lembranças!

Talvez você queira comprar algum dos meus produtos agora, não? Tudo o que você vê foi feito à mão, e apesar de eu amar cada um deles, fico feliz em vendê-los, porque os fiz especialmente para você. Fique à vontade para examinar todos, mas tome cuidado, por favor. 
Os melhores têm dentes.


TÍTULO:  O Bazar dos Sonhos Ruins
AUTOR: Stephen King
EDITORA: Suma de Letras
PÁGINAS: 527
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top