Comentários
Ayla Aguiar Ayla Aguiar Author
Title: [LIVROS] RESENHA – O REGRESSO DO CATÃO
Author: Ayla Aguiar
Rating 5 of 5 Des:
O que pode ter em comum a Rota de Seda, o rei Ricardo Coração de Leão, a Terra Santa, e os esgotos de Istambul? É o que a paleo...


O que pode ter em comum a Rota de Seda, o rei Ricardo Coração de Leão, a Terra Santa, e os esgotos de Istambul? É o que a paleografa Ottavia Salina e seu marido, o arqueólogo Farag Boswell vão descobrir nesse intrigante romance de Matilde Asensi, autora do best-seller mundial O Ultimo Catão.

O casal de pesquisadores da Universidade de Toronto Ottavia e Farag está às voltas com o paradeiro dos restos mortais de Jesus. Obcecada com pela busca, a paleografa questionara sua fé cristã após a descoberta de um sepulcro em Nazaré com a ossada de noves corpos, que supostamente seriam membros da família de Jesus.

Com a ajuda de um ex-capitão da Guarda Suíça do Vaticano, velho amigo do casal, ela e o marido farão qualquer coisa para desvendar o mistério, arriscando suas próprias vidas.

Com mais de 20 milhões de leitores ao redor do mundo, Matilde Asensi dedicou três anos de pesquisa ao romance O Regresso do Catão, combinação de aventura e historia do Cristianismo que vai prender o leitor até a ultima pagina. 



Esse livro é bastante intenso, viu?! Acho que é a maneira melhor de traduzir os sentimentos sobre ele. E posso dizer que: amei a historia. A autora tem uma fluidez muito boa. No entanto, é um tantinho cansativo de ler, porque tem muita coisa, muito fato histórico e detalhes, então tem que ser ler mais devagar pra acompanhar. Além de toda a loucura acontecendo no livro.

Então, eu amo teoria da conspiração, e em livros, com toda uma historia, é pedir meu amor total, e com esse livro não foi diferente, pois o jeito que foi escrito, toda muito bem pensada, com ação ocorrendo, e a autora tendo o carinho com os detalhes, foi bem impressionante.

No caso da historia temos ai vários elementos: uma família absurdamente rica e com contatos, pensem na família mais abastada possível, e que consegue se infiltrar em quase todos os locais possíveis, pois é, são os Simonson. E essa família pede a ajuda da Ottavia e do Farag para achar o ossuário da família de Jesus Cristo, incluindo o próprio. E por que eles dois? O casal foi que achou a tumba do imperador Constantino, e basicamente são os melhores do mundo no campo em que atuam. Então, só eles poderiam seguir a trilha de migalhas deixadas através da historia. E assim, com a ajuda financeira da família, eles poderiam chegar rápido e fácil a qualquer documento e local, na busca.

Mas tudo isso, para a Ottavia, é a pior heresia possível, já que ela basicamente foi criada dentro da igreja, e foi freira por 13 anos (e dentro da igreja ela assumiu vários cargo evolvendo sua profissão), até ter que trabalhar com o Farag, e acabar se apaixonando por ele, o que acarretou ela deixar a ‘batina’, por assim dizer, ainda que não tenha deixado os preceitos da igreja, e acreditar fielmente que Cristo ressuscitou de corpo e alma, e tudo o que acarreta a fé em que ela foi criada. Só que, ainda assim, ela vai atrás dos ossuários, nem que seja só para mostrar que não é da família de Cristo.

E é por esse caminho, que ela vai remodelando sua fé e suas crenças. Entrando nesse assunto, uma coisa que eu gostei bastante foram os debates teológicos que surgiram entre ela, os Simonson e o Kaspar (ex capitão e atualmente ex catão dos staurofílax), e até mesmo o Farag, levando a mesma ao longo do livro, a ir mudando aos pouquinhos sua visão. Foi bem sutil, e muito bem escrito todas as mudanças que ela passou até o final. Achei muito interessante.

Outros fatores bem legais do livro: as menções a bíblia, e os fatos históricos, muito bem documentados, e com referencias no rodapé das paginas. Eu já sou apaixonada por Historia, tanto que é uma graduação que ainda quero fazer, um sonho meu, e esse livro só me deixou ainda mais apaixonada por historia antiga, e tudo o mais, e com uma vontade gigantesca de fazer essa graduação assim que eu terminar a minha atual.

Enfim, o livro vale a pena por todos os fatores: os fatos históricos mesclados com a ficção, os personagens (Ottavia e Farag melhores pessoas), tudo. Foi uma leitura fantástica demais. 





AUTOR(A): O Regresso do Catão
PÁGINAS: 526
EDITORA: Planeta 
LANÇAMENTO: 2017
ONDE COMPRAR: Aqui



Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top