Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [LIVROS] RESENHA - CARTAS EXTRAORDINÁRIAS
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Do comovente bilhete suicida de Virginia Woolf à receita que a rainha Elizabeth II enviou ao presidente americano Eisenhower; do pedid...

Do comovente bilhete suicida de Virginia Woolf à receita que a rainha Elizabeth II enviou ao presidente americano Eisenhower; do pedido especial que Fidel Castro, aos catorze anos, faz a Franklin D. Roosevelt, à carta em que Gandhi suplica a Hitler que tenha calma; e da bela carta em que Iggy Pop dá conselhos a uma fã atormentada ao genial pedido de emprego de Leonardo da Vinci - 'Cartas extraordinárias' é uma celebração do poder da correspondência escrita, que captura o humor, a seriedade e o brilhantismo que fazem parte da vida de todos nós. Esta coletânea de mais de 125 cartas oferece um olhar inédito sobre os eventos e as pessoas notáveis da nossa história. O livro reproduz a maior parte dos fac-símiles das missivas, com sua transcrição e uma breve contextualização, além de ser ricamente ilustrado com fotografias e documentos. A engenhosa organização de Shaun Usher cria uma experiência de leitura que proporciona muitas descobertas, e cada nova página traz uma bela surpresa para o leitor.



Cartas extraordinárias é um livro visualmente magnífico, daqueles que só de olhar dá vontade de levar para casa, até se assustar com o preço (hahaha). Mas acreditem! Vale muito a pena ter este livro na sua estante, além de ser um ótimo presente para os curiosos e amantes de livros e cartas.

Shaun Usher criou uma plataforma na internet, seu site Letters of Note, para ir compartilhando cartas que foi encontrando e que para ele tinha algo de interessante. Com uma resposta favorável de seus seguidores surgiu à ideia de compilar algumas dessas cartas num livro. Venhamos e convenhamos, que ideia maravilhosa!

Um livro muito bem diagramado e organizado, que contém 125 cartas dispostas aleatoriamente em relação temporal, mas que estão numeradas, intituladas pelo organizador, datadas, com remetente e destinatário, além de vir com informações no canto das páginas que contextualizam a situação, o momento e talvez o porquê, visto que algumas cartas são respostas a outras ou a entrevistas e acontecimentos.

As cartas inseridas não são todas de pessoas famosas e ilustres, na capa diz que são pessoas notáveis, quer seja pela coragem ou mesmo pelo conteúdo da correspondência. Ademais, há fotos das cartas originais, quando não possível, tem uma foto do remetente ou destinatário, um fator que agrega muito valor ao livro já que possibilita ao leitor visualizar rabiscos, desenhos e a caligrafia quando estas foram escritas à mão. 

Quando comecei o livro tinha em mente que usaria meus marcadores para selecionar algumas cartas para mostrar na resenha, mas como podem ver na foto abaixo isso seria impraticável já que preferi quase todas. Do começo ao fim da leitura foi uma montanha russa de sensações e sentimentos distintos: da imensa tristeza à gargalhada, da curiosidade e interesse ao choque completo, além da admiração pela polidez, pela delicadeza e muitas vezes pela força que tantos destes correspondentes demonstraram se expressando em sua escrita. Terminei o livro em êxtase, com um gostinho de quero mais e com a certeza de que indicarei para o mundo.



P.S.: Chamo atenção para as cartas dos cientistas, para os amantes da ciência tem muitas apaixonantes e para duas cartas de ex-escravos, que conseguiram se libertar, para aqueles que se orgulham e se interessam pela história da luta dos negros.



TÍTULO: Cartas Extraordinárias

AUTOR:  Shaun Usher

EDITORA: Companhia da Letras

PÁGINAS: 368

ANO: 2014

ONDE COMPRAR: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top