Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: [LIVROS] RESENHA - GUERRA DOS MUNDOS
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como e...



Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior?

Publicado pela primeira vez em 1898, A guerra dos mundos aterrorizou e divertiu muitas gerações de leitores. Esta edição especial contém as ilustrações originais criadas em 1906 por Henrique Alvim Corrêa, brasileiro radicado na Bélgica. Conta também com um prefácio escrito por Braulio Tavares, uma introdução de Brian Aldiss, membro da H. G. Wells Society, e uma entrevista com H. G. Wells e o famoso cineasta Orson Welles responsável pelo sucesso radiofônico de A guerra dos mundos em 1938 , que fazem desta a edição definitiva para fãs de Wells.


Clássicos não envelhecem, são sempre importantes para seguir espalhando seu conteúdo e apresentando algo bem feito para novos leitores. Afinal, são clássicos e justamente por isso temos de conhecê-los.

A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells é um desses livros que deveriam ser lidos pelo menos uma vez na vida por todo amante da ficção científica. Independente de seu interesse nos filmes, o livro apresenta uma visão completamente inovadora para seu tempo de uma temática que hoje parece batida, mas que nem sempre foi assim.

O livro começa apresentando exatamente essas questões, sobre como a ideia de invasão alienígena havia sido trabalhada anteriormente na cultura em geral. Afinal o medo do desconhecido vindo do espaço é algo que vem acompanhando o homem moderno, com possibilidades infinitas dentro do que a ciência vem nos mostrando.

O livro se ambienta em algum lugar no fim do século XIX e começo do século XX e é narrado por uma pessoa misteriosa que acompanha todo o processo de invasão dos marcianos na Inglaterra. É importante frisar que a história esta restrita na Inglaterra, para não confundir com as adaptações cinematográficas e até radiofônicas onde a trama se passa nos Estados Unidos.

Com a chegada e alguns marcianos na Terra e a demora da reação dos humanos, acompanharemos uma história de extermínio, que aparentemente só podia acabar com um resultado: a extinção da raça humana. O livro é divido em duas partes, com a primeira focando no primeiro contato e no segundo trabalhando a viagem do Narrador até Londres, em meio aos ataques.

É interessante acompanhar como os personagens que interagem com o Narrador são emblemáticos. Temos o Padre que em muito atrapalha a vida do protagonista em meio a suas lamentações, dúvidas de fé e dificuldades para compreender o que está acontecendo. Além dele, temos o Artilheiro, que demonstra uma estratégia para superar as adversidades que de início parecem a solução, mas que mostram esbarrar em situações complexas.

O livro todo é um ode à humanidade, como devíamos compreender que nosso papel poder ser facilmente suplantado caso sejamos tratados como tratamos os animais inferiores a nós. Em algumas situações o narrador se pergunta como um coelho ou uma formiga vê seu lar destruído pelo homem, mas principalmente como nós vemos essa situação quando à causamos. Só que agora o coelho/formiga somos nós.

TÍTULO:  A Guerra dos Mundos

AUTOR: H. G. Wells
EDITORA: Suma de Letras
PÁGINAS: 296
ANO: 2016
ONDE COMPRAR: Amazon


Livro cedido pela Editora para Resenha.
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top