Comentários
Ayla Aguiar Ayla Aguiar Author
Title: [LIVROS] RESENHA – O CEIFADOR
Author: Ayla Aguiar
Rating 5 of 5 Des:
Primeiro mandamento: matarás. A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agor...


Primeiro mandamento: matarás.
A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem por fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade.
Citra e Rowan são dois adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador – um papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receber o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a “arte” de coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão – ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais –, podem colocar a própria vida em risco. 

Pensaram num livro doido e pesado? Pois é, é esse livro. Minha nossa, eu terminei dando um suspiro e sentada, porque olha, o negócio foi bem louco. E foi daqueles livros que parecem que sussurram pra você dizendo “Me escolhe, me escolhe, não vou decepcionar”. E não decepciona mesmo.

Pensem em um planeta em paz, que não tem mais motivos para guerra, e que esteja em perfeito equilíbrio ambiental, e que ninguém mais passa fome, não existe mais aquela necessidade para brigar e defender seus ideais da pior forma possível: com sangue e violência. Como por exemplo: religião, politica, terras. Isso acabou. O que existe agora é um povo que segue em paz, e por que não felicidade né. A humanidade atingiu o estágio perfeito.

E para que tudo isso não quebre, a consciência tecnológica Nimbo-Cúmulo está aí para garantir o perfeito equilíbrio, tanto através da lei, quanto para manter os seres humanos imortais, e para manter a igualdade perante a todos. A partir do momento em que quebramos a barreira da morte, podendo sempre nos renovar, sem envelhecer, colocaram nanitos para ajudar a saúde de varias maneiras, como contra a dor, depressão, ansiedade, quedas, e etc. E se você morrer, seja por qualquer motivo, como suicídio ou morte acidental, a pessoa é ressuscitada.

O problema reside em: mesmo que a Terra não esteja mais se desintegrando e seu meio ambiente não esteja rumo a ruína, que nós sejamos imortais, nosso planeta não pode comportar tanta gente sem quebrar. E aí que surgiu a Ceifa, alguns anos depois de a humanidade ter se tornado imortal, para manter estável o crescimento da humanidade, com regras rígidas, tanto no geral, quanto no pessoal.  

Gente, eu não sei se é por que nunca acreditei de fato em uma utopia, já que o ser humano é escroto o suficiente, mas esse livro só conseguiu provar que mesmo em um mundo de paz, sempre vai surgir coisas ruins. Como mostra o livro, ao colocar os erros dentro da Ceifa, a organização que deveria ser a mais justa e humanitária, pois é ela que decide quem irá morrer. E justamente por ter esse poder na mão é que a justiça deveria estar sempre ali.

Então, o que eu pude entender foi que, por esse motivo o Faraday foi atrás da Citra e do Rowan. Já que eles têm essa capacidade de sentir cada morte e tem a coragem pra enfrentar as coletas, mesmo que isso tire um pedacinho de cada um a cada vez que acontece. Então, o treinamento começa com o Faraday, até o primeiro conclave, onde os aprendizes serão testados, outros irão receber o anel e o manto, e algum será mandando de volta para casa. E é ai que a coisa começa a desenrolar.

Dentro da própria Ceifa existe um pessoal que acabou por retomar os mesmos problemas dos seres humanos da Era da Mortalidade: os desvios e doenças comportamentais, como a sociopatia e a vontade e gana pelo assassinato. Pelo amor de Deus, isso estava extinto! E justo na Ceifa foi ressurgir. E junto contra esses instintos, tem uma parte da Ceifa que está lutando contra. Que é o caso do Faraday e da Curie. Melhores pessoas. São eles e alguns outros, que têm uma visão justa, humana e que sempre olharam para o outro como uma alma que está indo embora e deixando gente enlutada para trás.

As lições e filosofia desse livro são apenas fantásticas. E ver essa polarização através da Citra e do Rowan é ótimo! Ver como eles lidam com isso até o fim do livro, nossa! E outra coisa louca: quem se formar ceifador, vai ter que coletar o outo coleguinha ao final. Ou seja: a insanidade é sem tamanho.

Para finalizar: eu terminei esse livro suspirando sentada, por que os tiros foram sem tamanho. Leiam, porque super vale a pena. Já quero o segundo, e vai demorar tanto. 


TÍTULO: O Ceifador
AUTOR: Neal Shusterman
EDITORA: Seguinte
PÁGINAS: 442
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top