Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [LIVROS] RESENHA - O HERÓI
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Neste primeiro volume da Biblioteca Psicologia e Mito, o analista junguiano Lutz Müller revela o verdadeiro caminho do herói - o ca...




Neste primeiro volume da Biblioteca Psicologia e Mito, o analista junguiano Lutz Müller revela o verdadeiro caminho do herói - o caminho da individuação e da vida criativa; o caminho da mudança que, através do enfrentamento da morte, leva a uma nova vida. E, ao convidar o leitor a refletir sobre a história do seu herói preferido, mostra que esse caminho não está reservado a uns poucos escolhidos, mas que todos nós - homens ou mulheres - nascemos para ser heróis.

A Biblioteca Psicologia e Mito é uma coleção fundamental para os dias de hoje, pois conhecer os grandes arquétipos da mitologia universal é mais do que conhecer a si mesmo e o outro: trata-se de uma autêntica jornada rumo ao nosso verdadeiro Eu.

Depois de tantos anos lendo, fica cada vez mais claro o padrão do herói(e do anti-herói) na literatura. As personagens principais seguem determinadas formas, que são parecidas, mas não repetitivas. A cada livro certos traços e facetas do heróis são identificados com as nossas próprias características. Em O Herói, Lutz Müller faz uma classificação dessas constantes emocionais, mostrando como cada uma se assemelha aos próprios caminhos do ser humano e como nós as usamos para nos preparar para a realidade. A famosa jornada do herói é baseada nas nossa próprias expectativas e experiências.

O autor lança mão de vários exemplos encontrados nos sonhos, literatura, mitologia e cinema para demonstrar sua tese de que as histórias de heróis servem para nos moldar enquanto indivíduos dentro da vida em sociedade.

Eu particularmente, concordo, em parte, com essas ideia, pois acho que na maioria dos casos, essa preparação não é o objetivo de quem escreve, pelo menos atualmente, mas acaba sendo consequência da escrita. Quem nunca em um momento de desespero se apegou a visão do que a sua personagem favorita faria nessa situação? Nossos modelos acabam se tornando aqueles que nós encontramos nas histórias.

Apesar de algumas opiniões datadas, o livro consegue ser claro na sua proposições, além de gerar momentos de questionamentos sobre as nossas atitudes. Ele represente muito bem a forte herança da tradição alemão na psicologia. Um leitura curta, mas certamente impactante.

AUTOR(A): Lutz Müller
PÁGINAS: 144
EDITORA: Editora Cultrix/ pensamento
LANÇAMENTO: 2017
ONDE COMPRAR: Aqui
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top