Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: [LIVROS] RESENHA - O JARDIM SECRETO
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Clássico da literatura inglesa, O Jardim Secreto conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proib...


Clássico da literatura inglesa, O Jardim Secreto conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um acidente ocorrido anos atrás. A amizade improvável entre os dois personagens funciona como uma metáfora para a descoberta do mundo e para o autoconhecimento. Escrito em 1911, o livro já inspirou diversas montagens no teatro e três filmes - entre eles, o longa americano homônimo de 1993, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland, vencedor do prêmio Bafta. Esta edição traz introdução e notas da romancista e crítica literária Alison Lurie e um posfácio de Marise Soares Hansen, mestre em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo. Em seu texto, ela traça paralelos do romance com autores importantes de literatura de língua portuguesa, como Eça de Queiroz e Clarice Lispector.

‘O Jardim Secreto’ foi uma das minhas leituras durante meu curso de inglês, mas a versão era resumida e omitia boa parte das lições que podemos obter dessa história. Então, quando tive a oportunidade de receber o livro da editora Companhia das Letras, aceitei de bom grado. E ainda bem que fiz isso.

O livro escrito por Frances Hodgson Burnnet, conhecida por suas outras histórias referentes ao mundo infantil, como bem descrito na maravilhosa introdução do livro, narra a vida de Mary Lennox, Colin Craven e um jardim secreto, dentro de uma casa gigantesca.

Pouco a pouco vamos conhecendo a personalidade, costumes e atitudes de ambos os personagens, não só dos principais, mas também dos secundários, que são de tamanha importância para o desenvolver da história. E então começamos então a odiá-los. Sim, odiá-los. Mas quando começamos a entender a mensagem mais profunda que Frances tenta nos passar, nossos sentimentos vão mudando, assim como os personagens. 

A mudança de lugar, de ambiente, de amizades... A própria experiência de ser criança, podem deixar em nós sequelas que talvez nunca se fechem. É isso que Mary e Colin aprendem. Mas aprendem também a perdoar, amar, ser feliz e viver. 

É um pouco difícil descrever esse livro, pois ele trata de uma mensagem que abre espaço para diversas discussões. Mas a que ponto a ausência de afeto, carinho e amor familiar podem afetar o emocional e o psicológico de uma criança? 

É isso que Frances Burnett nos retrata por meio das páginas de seu livro, com tamanha maestria e singeleza que é difícil não amar esse livro.

Ele me cativou, me fez refletir, me fez voltar ao meu passado de criança, onde as coisas de maiores valores eram o cheiro de terra molhada, um pedaço de bolo com leite quente e o abraço acolhedor de meus pais. Recomendo a leitura para todos. 

"Uma das coisas mais estranhas de se viver no mundo é que só de vez em quando a gente tem certeza de que vai viver para sempre. A gente tem essa certeza, quando acorda naquela hora suave e solene da alvorada e sai de casa, sozinha, e joga a cabeça para trás e olha para cima e fica observando o céu pálido ir mudando lentamente, ruborescendo, e vê coisas desconhecidas e maravilhosas acontecendo, até que a luz surge no leste e faz a gente quase gritar e o coração da gente para diante do estranho e imutável esplendor do sol..."  - Página 239




TÍTULO: O Jardim Secreto
AUTOR: Frances Hodgson Burnnet
EDITORA: Penguin Companhia
PÁGINAS: 344
ANO: 2013
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top