Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: [REVIEW] THE LAST KINGDOM - 2ª TEMPORADA
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Mas que bela adaptação literária mesmo amigos! Levar um livro para as telas sempre causa algumas dificuldades. Se for um filme, te...

Mas que bela adaptação literária mesmo amigos!

Levar um livro para as telas sempre causa algumas dificuldades. Se for um filme, tem a questão de condensar uma trama de pelo menos 300 páginas em 2 horas. Se for uma série, sempre tem a questão do orçamento e de até onde pode ser adaptado. The Last Kingdom resolveu solucionar um problema de adaptação de (até agora) 10 livros ao resolver trabalhar dois volumes por temporada. E até agora tem funcionado muito bem.

Para os fãs das Crônicas Saxônicas, algumas coisas não passam despercebidas. A repetição de um grande inimigo por livro, a importância dos personagens de apoio e as consequências das ações de Uhtred. nesse segundo ano da série, tivemos a chance de ver isso ainda mais expandido.

A primeira parte da temporada apresentou uma trama de traições bem evidentes. Tivemos a ascensão de Guthred  ao trono no norte com o apoio de Uhtred. Porém a eterna suspeita sobre sua lealdade levou a algumas reviravoltas. A história do protagonista como escravo é muito importante por dois motivos: primeiro, pra sua auto-descoberta como alguém solitário que não deve confiar cegamente em nenhum aliado. E segundo para conhecermos Finan, um dos amigos mais fiéis de Uhtred durante os livros.

O amor dele por Gisela também renderá bons frutos à trama, em situações ainda à serem exploradas, mas esse contato inicial que leva até a sua união e aos filhos já cria essa importância. A falta de uma grande batalha na primeira parte, com uma solução curiosa para o problema dos irmão apenas adia um problema que será ainda maior.


O salto temporal de 3 anos é suficiente para acompanharmos o crescimento de Uhtred como um Senhor, além de vermos seu séquito de seguidores crescer. Padre Pyrlig, Sihtric, Finan, Clapa, Steapa e Osferth são alguns dos apresentados agora que acabarão por ter suas tramas mais ligadas ao futuro da série, como nos livros.

O casamento de Aethelflaed, filha de Alfredo, e Aethelred, proeminente senhor da Mércia, muda o tom da história e seguirá mudando daqui para a frente. Não existe amor entre os dois e esse abuso por parte do marido, por mais que fosse comum historicamente falando, causa uma repulsa imediata ao personagem, o que sem dúvida estava nos planos.



O sequestro da princesa por parte dos dinamarqueses muda tudo mais uma vez. Se até então a desconfiança de Alfredo sobre Uhtred tinha sido ampliada por suas viagens ao território dinamarquês, agora ele se faz necessário para salvar o reino e sua filha.

A paixão de Aethelflaed por Erik e eventual fuga frustada dita o fim da temporada, com um aumento da afeição entre ela e Uhtred, além de um fim indigno à Odda, o salvador do reino. Uhtred segue seu caminho, ligado à Alfredo, aumentando suas riquezas e esperando por sua chance de conquistar sua antiga terra.

Uma temporada de crescimento, consolidando uma série que tem tudo para ser cada vez mais próxima aos livros. Pode ser que ela nunca atinja um nível de Vikings ou Game of Thrones no que se refere à legião de fãs, mas que conta uma história tão boa quanto, isso conta!
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

  1. Olhei a indicação dessa série na internet e resolvi conferir. Ela pode não ter muito orçamento como Vikings mas é Boa!!! 😀

    ResponderExcluir

 
Top