Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: [LIVROS] RESENHA - DESUMANIZAÇÃO
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
A Biblioteca azul lança nova edição de A Desumanização, de Valter Hugo Mãe. A obra traz prefácio de Leandro Karnal e projeto gráfico ...


A Biblioteca azul lança nova edição de A Desumanização, de Valter Hugo Mãe. A obra traz prefácio de Leandro Karnal e projeto gráfico semelhante às novas edições de A Máquina de Fazer Espanhóis, O Filho de Mil Homens e o inédito Homens Imprudentemente Poéticos. Na paisagem gélida da Islândia, a menina Halla, de apenas onze anos de idade, busca compreender os sentimentos que surgem com o falecimento de sua irmã Sigridur. Vivendo a divisão permanente das “crianças espelhos”, Halla nos guia por impressões de transitoriedade e perda a partir do seu ponto de vista infantil e, por isso mesmo, cheio de uma simplicidade profundamente poética. O sofrimento do luto, a solidão e a violenta frieza da mãe se misturam com a paisagem inóspita da Terra do Gelo e, somados à narração lírica e melancólica de Valter Hugo Mãe, em que o desamparo dos personagens é superado por uma compreensão sublime e bela de sua condição, transformam esta obra em um primor da literatura contemporânea.

Tentar descrever ‘Desumanização’ de Valter Hugo Mãe é um pouco difícil. Mas não por o livro ser difícil, mas por ser tocante. Ao ler esse livro, diversos sentimentos intensos vão se despertando dentro de nós. 

O autor descreve em seu livro a história de Halla, uma menina de onze anos que passa pela experiência trágica da morte de sua irmã gêmea, Sigridur. Todos nós, quer direta, quer indiretamente, já passamos por algo desse tipo. Mas Valter Hugo Mãe, conseguiu abranger esse assunto para níveis extraordinários.

Halla, além de ter que tentar superar sozinha a dor de não ter mais sua companheira e amiga, precisa agora ver seu pai ser cada vez mais distante, tentando esconder sua dor. Precisa também carregar o fardo de ser ela mesma cobrada para viver a vida por ela e pela sua irmã morta. Sua mãe começa a pôr essa responsabilidade em Halla e tratá-la como se fosse o resto, algo insignificante, algo incompleto sem a filha morta.

Essa relação familiar por si só, já é bastante dolorida, mas conseguimos analisar como cada pessoa pode reagir de maneiras diferentes a algo que nunca vamos acostumar a presenciar. A morte.

Contudo, ao decorrer das páginas vemos outras situações se desenrolarem e fazerem com que choremos, fiquemos espantados ou até enojados. 

‘Desumanização’ causou em mim algo que poucos livros já me causaram. Ele fiz que eu tivesse reações físicas. De dor, de tristeza, de nojo, de alegria. Esse livro me fez refletir. 

É um livro direto, é um livro que trata de problemas reais, mas escrito de maneira poética e suave, talvez seja por isso que não conseguimos largar as páginas dele. 

Ah, além disso a edição da Biblioteca Azul está completamente linda. O livro tem o corte verde-água, com capa soft touch e uma diagramação incrível, parece que foi escrito com uma máquina de escrever antiga. Simplesmente linda!

Pra quem quer algo diferente e forte, fica a recomendação!



TÍTULO: Desumanização
AUTOR: Valter Hugo Mãe
EDITORA: Biblioteca Azul
PÁGINAS: 192
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top