Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: [LIVROS] RESENHA - FOO FIGHTERS: LEARNING TO FLY
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Há um motivo pelo qual Dave Grohl é conhecido, ainda que ingenuamente, como “o cara mais legal do rock”. Um motivo que explica por que...


Há um motivo pelo qual Dave Grohl é conhecido, ainda que ingenuamente, como “o cara mais legal do rock”. Um motivo que explica por que milhões compram os CDs e DVDs do Foo Fighters, os ingressos de shows e de festivais; por que gerações acreditaram na história, no sonho e nas profecias deles, que se realizaram. Dave é generoso. Ele pode não ter o glamour culto de Kurt Cobain, do Nirvana, mas Kurt era alguém que tirava em vez de doar. Kurt afundou na escuridão, no lado escuro da lua. Dave é um adorador do Sol, um amante e não um solitário, um canal de luz. 
Foo Fighters – learning to fly é a história dele, e, portanto, a verdadeira história do Foo Fighters: como nunca foi contada antes. Desde o tempo de Dave como um garoto novo do Nirvana até se tornar o “Ringo Grunge” do Foo Fighters, onde ele está agora: o maior e mais popular astro mundial do rock na categoria masculina.


Indispensável para qualquer fã da banda, essa biografia é também um prato cheia para qualquer fã de música, de rock, de Nirvana e, principalmente, de Dave Grohl.

O livro tem uma pegada mais descontraída, com uma história obviamente linear mas que não trata tudo como um documentário sério. Toda a história de Dave é contada através da visão de Mick Wall, mas também de milhares de entrevistas e citações dos mais diversos artistas. Entre Dave, Kurt, Courtney, Krist, Pat, que viveram tudo até aqueles que apenas conhecem os personagens de pequenos contatos.

O autor de cara deixa claro que é uma história de Dave, afinal ele é o Foo Fighters, A banda existe por causa dele, as decisões são ele que toma, das mais simples até as mais difíceis. Sendo assim, não tinha como não acompanharmos brevemente sua infância e adolescência, mas principalmente sua construção como músico no Nirvana.

Falar de Dave Grohl é lembrar que ele foi o baterista do Nirvana. É um fato que, você goste ou não das músicas de Kurt e companhia, Dave tocou em duas das maiores bandas das suas gerações. E é inegável a diferença que vemos na construção do Foo Fighters para como as coisas aconteciam no Nirvana.

Depois da perda de uma das maiores vozes de todos os tempos ele teve que se reinventar e não se escondeu atrás da alcunha de "baterista do Nirvana". Ele queria mais, muito mais. E conquistou. Esse livro é sobre as conquistas de um cara que tentou de tudo um pouco e segue tentando. 

Entre amizades e traições, contratações e demissões, acusações e silêncio, Dave trilhou seu caminho até o Olimpo do Rock e esse livro nos mostra como foi essa caminhada. O cara mais legal do Rock, escondido atrás de longos cabelos e de um eterno sorriso, teve de lutar muito para chegar onde chegou. Depois de tudo isso, ele não vai abrir mão do seu lugar tão cedo.

*No início do livro o autor cita um discurso de Dave num show no Festival de Reading. Achei válido deixar o vídeo para que todos possam viver isso um pouco.



TÍTULO: Foo Fighters: Learn to Fly
AUTOR: Mick Wall
EDITORA: Planeta
PÁGINAS: 280
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon.



Livro cedido pela Editora Planeta para Resenha.

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

  1. ALohaaa Leandro!!!

    Amoo o Foo Fighters e já garanti o meu.. falta só ler agora, mas amei as fotos que vem no interior do livro!

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, o livro é ótimo e as fotos também!

      Excluir

 
Top