Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: [LIVROS] RESENHA - NINGUÉM NASCE HERÓI
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é vis...


Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer.
Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.


Preciso começar essa resenha admitindo que ler esse livro foi uma experiência bem diferente, por vários motivos. O primeiro deles é porque o livro ainda não foi lançado, é uma prova antecipada para divulgação, e receber esse privilégio da Companhia das Letras, pelo Selo da Editora Seguinte, foi um presente e tanto. O segundo motivo é que a história é nacional, se passa em nosso país e é uma mistura de ficção e distopia. Ficou curioso? É, eu também! 

O livro retrata o país em um futuro em que o presidente é um fundamentalista fanático que impõe a ditatura e ondas de ódio em nossa nação. Logo, viver não é mais a questão principal. Mas sim sobreviver. Tudo e todos são perseguidos. Músicas, filmes e livros são banidos por motivos triviais. Brigas, sangue e morte são coisas que acontecem em cada esquina, todos os dias. As pessoas se tornam cada vez mais insensíveis, mais preconceituosas, mais fechadas. Não se pode confiar em ninguém. A própria polícia é subornada a favor do Escolhido, facções se formam e lutam contra ele. O país vive em guerra e o medo é o sentimento mais comum. 

Em meio a tanto caos, conhecemos Chuvisco. Um personagem tão diferente, tão real, que parece que está ao seu lado conversando contigo. Chuvisco, além de conseguir ver além de toda essa selvageria, também tem uma característica peculiar, as cartases criativas. Imagine que sua própria imaginação tem vontade própria, que cria universos paralelos, realidades diferentes e transpõe tudo isso para o momento em que você está vivendo. Imagine que você está andando na rua e de repente vira um super-herói, ou então um origami que está em sua mesa ganha vida, ou até as portas de sua casa mudam de posição. Bem, assim é a mente e a vida de Chuvisco. Tudo em sua realidade é mesclado com sua imaginação, e as vezes ele mesmo pode não ter controle sobre isso. 

Agora imagine tudo isso na situação política, social e econômica do Brasil nesse futuro não tão distante. Na história, conhecemos também Amanda, Cael, Gabi, Dudu, Pedro e muitos outros que acabam se tornando reais e tocantes. Mas tudo entra em um ritmo frenético quando uma das cartases criativas de Chuvisco saem do controle. E a partir desse momento Chuviscos se vê no centro de um movimento que pode mudar a situação do país. Mas muito mais complicado, é o movimento de seus sentimentos e sua imaginação.

Ah... Ler esse livro foi uma experiência única. Chuvisco foi um personagem apaixonante de tão real e singelo. Dei boas risadas com seu humor sarcástico, parei para refletir com suas ideias realistas e fiz uma reflexão como devemos ter um equilíbrio entre realidade e imaginação. 

Não vejo a hora desse livro ser lançado pela Editora Seguinte. Espero que gostem tanto quanto eu.


TÍTULO: Ninguém Nasce Herói
AUTOR: Eric Novello
EDITORA: Seguinte
PÁGINAS: 378
Livro cedido pela editora para resenha.


Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top