Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [LIVROS] RESENHA - NEUROCIÊNCIA DO AMOR
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Pode a Ciência explicar o amor?  Dr. Fernando Gomes Pinto, neurocientista consultor do Encontro com Fátima Bernardes, explica o ...





Pode a Ciência explicar o amor? 
Dr. Fernando Gomes Pinto, neurocientista consultor do Encontro com Fátima Bernardes, explica o que acontece com o nosso cérebro quando estamos apaixonados. O instinto, o encantamento, a neuroquímica da paixão, o amor eterno; estes são alguns dos assuntos deste livro inspirador, inovador e repleto de neurodicas. 
Quanto tempo dura o amor? Atividade física pode melhorar o desejo sexual? Qual a importância da inteligência emocional? Quais são os efeitos da paixão no nosso corpo? Como esquecer um grande amor? Como controlar o estresse e a ansiedade? 
Durante a paixão o sistema de recompensa fica com mais dopamina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Um simples elogio provoca um reforço positivo para o cérebro deixando a pessoa amada mais confiante. A atração física faz o seu cérebro disparar um arsenal de hormônios e neurotransmissores. O sorriso transmite para o cérebro que você está aberto para uma aproximação. E o beijo movimenta 34 músculos da face e aciona cinco dos 12 nervos da cabeça. 
Compreender e experimentar todas as fases do amor é fundamental para uma vida saudável e completa. Entenda como seu cérebro reage ao desejo, paquera, ciúmes, traição, separação, amor; e tome cada vez mais decisões eficazes em seus relacionamentos.




O título chama atenção por si só para o livro, afinal qual o apaixonado que não gostaria de entender como seu corpo funciona ao se apaixonar e durante uma relação de amor? Agora imagina se você trabalha com neurociência o quanto esse livro seria apelativo... Pois foram exatamente esses motivos que me levaram a escolher este livro como o próximo da lista.
O autor ficou conhecido por fazer parte de inúmeros temas do programa encontro com a Fátima, o Dr. Fernando Gomes Pinto. Tem uma formação brilhante dentro da área de neurologia e fala de forma simplificada, para alcançar a todos, sobre os assuntos científicos que aborda.
Neurociência do amor é uma obra curta, com 158 páginas dividas em 5 partes, fora a introdução que segue um sequência lógica apoiada na ciência de como a paixão nasce,  se transforma no amor e numa relação duradoura ou num novo recomeço.
 



De uma forma geral, é um livro de fácil leitura e compreensão, que rapidamente pode ser concluído. Porém, para uma pessoa que estiver acostumada com textos acadêmicos vai perceber a falha de organização em algumas circunstâncias, como no uso de imagens e gráficos para exemplificar alguma informação dada que às vezes aparecem distantes delas, sem legenda e sem numeração, assim como as referências bibliográficas. Seria interessante uma revisão que ordenasse e organizasse este conteúdo de maneira mais dinâmica até mesmo para facilitar as pesquisas que alguém possa se interessar em fazer. Independentemente vale a leitura, pois aqueles que não conhecem esse processo vão achar interessante.






TÍTULO: Neurociência do Amor
AUTOR:  Dr. Fernando Gomes Pinto
EDITORA: Academia de Inteligência
PÁGINAS: 160
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top