Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [LIVROS] RESENHA - AIMÓ
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Imagine se encontrar, de uma hora para a outra, em um mundo totalmente desconhecido onde você não conhece ninguém e ninguém demonstra ...




Imagine se encontrar, de uma hora para a outra, em um mundo totalmente desconhecido onde você não conhece ninguém e ninguém demonstra saber quem você é. É o que acontece com uma menina nascida na África e levada para o Brasil para ser escrava, e que de repente acorda em um lugar estranho, habitado pelos deuses orixás e pelos espíritos dos mortos que aguardam o momento de seu renascimento. Ela não sabe mais o próprio nome nem lembra de sua família - está sozinha e não tem a quem pedir socorro. Por isso, aliás, ganha o nome Aimó, "a menina que ninguém sabe quem é". Tudo o que ela quer é retornar ao seu mundo de origem, mas para tornar isso possível, Aimó vai partir em uma longa jornada através dos tempos mitológicos, guiada por Exu e Ifá, e vai acompanhar de perto muitas aventuras vividas pelos orixás. Só assim poderá reunir o conhecimento necessário para fazer uma escolha que lhe permita, enfim, voltar para casa.



 A maior vergonha que eu carrego é saber mais sobre mitologia nórdica do que qualquer coisa relativa as religiões afro-brasileiras. O maior problema da ignorância é ficar à mercê dos preconceitos e do senso-comum, então, procuro aproveitar todas as oportunidades que eu tenho de preencher de alguma forma essa lacuna. Aimó é uma daquelas chances únicas de você aprender algo, e REALMENTE, se divertir.

A história se passa durante a escravidão,quando muitos negros foram brutalmente retirados de suas terras, separados de suas famílias, e jogados em um universo no qual perderam todas as conexões com suas antigas tradições. Aimó é uma menina que foi escravizada e acabou morrendo, chegando no Orum(morada espiritual dos deuses e dos mortos) ninguém clamava por ela e por isso não reencarnava. Tão triste com a sua situação, começou a chorar e acabou acordando Olorum que para fazer a menina parar de perturbar resolver ajuda-la a encontrar seu destino.

O livro acompanha a menina em uma jornada para descobrir(ou melhor, escolher) qual será o seu orixá, no caso uma aiabá(orixá feminino). Para isso, ela vai junto com Ifá e Exu, conhecer as velhas histórias que se repetem infinitamente no ciclo do tempo. Através delas nós também passamos a conhecer um pouco dessas tradições e como o mundo se organiza segundo uma das crenças africanas.


A escrita vai fluindo aos poucos, se tornando cada vez mais apaixonante de acordo com o que Aimó vai descobrindo. Nós somos a levados a penetrar nas várias lendas e personalidades dos orixás, entendendo suas origens e suas atribuições. Com ilustrações que são um detalhe a parte, o livro se torna envolvente e uma indicação fácil para qualquer um que gosta de uma boa leitura.

Esse livro foi gentilmente cedido pela editora

P.S.: O ilustrador é o Rimon Guimarães.Você pode encontrar mais do trabalho dele aqui!

AUTOR(A): Reginaldo Prandi
PÁGINAS: 200
EDITORA: Seguinte/Companhia das Letras
LANÇAMENTO: 2017
ONDE COMPRAR: Aqui

Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top