Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: [LIVROS] RESENHA - O PISTOLEIRO
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
"Este livro é o primeiro dos sete volumes de série A Torre Negra, obra mais ambiciosa do escritor Stephen King. "O Pistol...


"Este livro é o primeiro dos sete volumes de série A Torre Negra, obra mais ambiciosa do escritor Stephen King. "O Pistoleiro" apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante". Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá- lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet - ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir. Inteiramente revista pelo autor, esta primeira edição brasileira de "O Pistoleiro" traz também prefácio e introdução inéditos de King."


Um filme grande demais para mentes pequenas ou pequeno demais para mentes grandes?

Com uma história confusa, diferente e que cria o início do que pode ser uma grande jornada, Stephen King dá o pontapé inicial para sua grande saga de uma maneira no mínimo peculiar. 

Apesar de ser um fã do Sr. King, principalmente de seus livros de contos curtos, nunca tinha me aproximado daquela dita como a maior história dele. A saga da Torre Negra é adorada por muitos e acaba de chegar aos cinemas com um filme estrelado por Idris Elba e Matthew McConaughey, o que por si só foi o suficiente para me atrair, porém ainda não sei bem o que pensar sobre "O Pistoleiro".

Mesclando todos os elementos que viriam a tornar King famoso, como o terror, o sobrenatural, a fantasia e os problemas mundanos, esse livro acaba sendo uma grande salada que não parece conseguir se encontrar sozinho. Talvez seja necessária a leitura de toda a saga para então compreender seu valor como ponto de partida, mas mesmo assim, existe uma falha evidente aqui.

É preciso levar em conta que é um livro que surgiu da mente de um Stephen estudante nos anos 70, o que possibilita entender um pouco a viagem que a trama enfrenta. Mesmo assim, podemos tirar uma criação de um universo do meio do emaranhado de histórias. Vemos personagens, conflitos e situações surgindo, mesmo que bem vagamente, já de início.

Acompanhamos Roland, o último pistoleiro, que está a caça do Homem de Preto, por algum motivo nunca muito bem explicado. Toda a jornada é uma grande mescla de tempos, entre passado, presente e futuro, o que implica um pouco na revelação final do livro sobre o poder da Torre. 

Ao mesmo tempo conhecemos diversos personagens que se envolvem no caminho de Roland, desde sua infância em um munto promissor e muito semelhante ao nosso, até os dias em que a história se passa, em um futuro destruído e sujo. 

Começamos a ver a ponta do iceberg quando somos apresentados à Jake, um garoto que foi levado ao mundo de Roland depois de morrer em seu mundo, nosso mundo, em uma situação na qual o Homem de Preto tem sua influência. Isso já deixa a primeira porta aberta para a mistura de universos que a saga deixa prometida em seu final.

Apesar de acompanharmos toda uma aventura que no fim deixa um gosto amargo causado pela quantidade de perguntas sem respostas, é preciso dar um voto de confiança ao Sr. King. É só o início de uma grande saga.


TÍTULO: O Pistoleiro
AUTOR: Stephen King
EDITORA: Suma de Letras
PÁGINAS: 221
ANO: 2004
ONDE COMPRAR: Saraiva

Livro cedido pela editora para resenha.


Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top