Comentários
Mylla Santos Mylla Santos Author
Title: [LIVROS] RESENHA - QUINZE DIAS
Author: Mylla Santos
Rating 5 of 5 Des:
Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alg...

Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. 
Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. 
Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.

Vitor Martins é brasileiro, formado em Jornalismo, trabalha como ilustrador e tem um canal no Youtube onde fala sobre literatura e ilustração. Esse é seu primeiro livro, o segundo já está sendo criado, e ele acredita que a diversidade na literatura jovem é uma arma poderosa. Seu principal objetivo como escritor é contar a história de pessoas que nunca conseguiram se enxergar em um livro. Essas informações foram retiradas de seu site.

Neste livro, Vitor conseguiu cumprir seu objetivo pois Felipe, o protagonista da história, foge dos ‘padrões’: ele é gordo e deixa isso bem claro na primeira página do livro, sofre bullying, não consegue socializar, não têm autoestima, não têm amigos e é gay. 
"Ninguém se acostuma com lembretes diários de que você é uma bola de demolição. Só me acostumei a fingir que não é comigo."
É um protagonista que faz com que as pessoas se identifiquem, mesmo que seja apenas com uma dessas características. Ele conseguiu despertar em mim muita empatia e me conquistou, todos já passaram por algum dos dramas que é mostrado na história e claro me identifiquei com alguns. 
"Na verdade, eu nunca estou atrasado, mas minha ansiedade me faz pensar que quanto mais cedo eu chegar à escola, mais cedo vou me livrar dela. O que, infelizmente, não faz sentido algum."
A história inicia no último dia de aula de Felipe, aquele dia em que torcemos que passe logo para que a gente consiga descansar, assistir séries e ler. E Felipe está nessa expectativa. Mas tudo muda quando descobre que seu vizinho, Caio, vai passar as férias em sua casa. Mas como falei antes, Felipe é muito tímido e não sabe como puxar assunto com Caio e o fato de ter tido uma paixonite por ele não ajuda muito.

Eles foram amigos na infância, mas as coisas mudaram depois que Felipe deixou de frequentar a piscina por causa da sua insegurança em relação ao corpo. Eles cresceram, muitas coisas mudaram na vida um do outro e um não faz ideia do que o outro passa. 
"Pijamas são como melhores amigos. A gente precisa se sentir confortável com eles. E não precisa ter um monte."
A sinopse do livro chamou minha atenção, mas confesso que fiquei com o pé atrás por ser um livro escrito por um vlogueiro. Não conhecia o canal do Vitor, provavelmente se conhecesse talvez não tivesse esse preconceito. Mas no fim das contas o livro me surpreendeu muito, me ganhou na primeira frase. Em um dos seus vídeos Vitor explica que antes de pensar na história ele já sabia como começaria e terminaria o livro e confesso que escolheu muito bem, gostei das duas frases.

Após a leitura do livro, fui assistir aos vídeos de seu canal procurando mais informações sobre a história. Achei um falando sobre 15 curiosidades, uma delas é que a ideia inicial do livro era ser uma releitura de A Bela e a Fera, mas que depois ele mudou de ideia, porém alguns elementos permanecem. Para quem quiser saber mais curiosidades é só conferir o vídeo em seu canal.

Achei a história muito fofa, torci pelos dois, me angustiei com alguns momentos vividos por Felipe, têm mensagens importantes, personagens que ganharam minha simpatia, uma escrita fluída, não fica chata e nem cansativa. A capa também foi feita pelo autor, têm ligação com a história e o marca página é muito lindo. O meu exemplar veio com um pôster enviado pela editora que gostei muito, estão de parabéns. O livro me deixou com um gostinho de quero mais.
"O mundo inteiro é seu"


TÍTULO: Quinze Dias
AUTOR: Vitor Martins
EDITORA: Globo Alt
PÁGINAS: 208
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top