Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: [LIVROS] RESENHA - DEUSES RENASCIDOS
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Ainda criança, Rose fez uma descoberta inacreditável: uma gigantesca mão de metal, escondida nas profundezas da Terra. Já adulta, ela...


Ainda criança, Rose fez uma descoberta inacreditável: uma gigantesca mão de metal, escondida nas profundezas da Terra. Já adulta, ela dedicou sua brilhante carreira científica a resolver os mistérios que envolviam o artefato. Por que um robô gigante de origem desconhecida estava enterrado em pedaços ao redor do mundo? Anos de investigação renderam respostas intrigantes e perguntas ainda mais complexas. Mas a verdade está mais perto do que nunca, agora que um segundo robô, mais titânico que o primeiro, se materializou na Terra. E, quando outras máquinas colossais pousam no planeta, a humanidade vive seu pior pesadelo. Rose e seu time do Corpo de Defesa da Terra tentam impedir a invasão. É possível virar o jogo, se conseguirem desvendar os últimos segredos de uma avançada tecnologia alienígena. A arma mais poderosa da humanidade é seu conhecimento — e esta é uma batalha de vida ou morte pelo controle da Terra... e talvez até das estrelas.


Hora de continuar a saga dos robôs alienígenas na Terra! Devo avisar que a resenha contém spoilers do primeiro livro da saga, Gigantes Adormecidos, que por sinal já tem resenha pelo blog, se não viu, confere aqui!

Pois bem, o novo livro segue o padrão do inicial com uma narrativa diferente, toda baseada em gravações, arquivos e reportagens. Tudo isso numa clara tentativa de trazer um toque de realidade à trama. E esse livro se aproxima ainda mais dessa realidade por lidar com temas ainda mais mundanos.

Ok, robôs gigantes alienígenas aparecendo pelo mundo não é bem uma definição de realismo, porém pensar em como a humanidade reagiria à eles, esse sim é um ponto interessante. Afinal somos um povo belicoso, dividido por fronteiras imaginárias e comandado por líderes que sempre acham ter a solução em suas mãos. Por isso quando um robô aparece em Londres, ninguém sabe o que esperar da nossa reação.

Enquanto o Centro de Defesa da Terra está pensando em uma solução que utilize Têmis, "nossa" robô, descoberta no livro anterior, é claro que não ia tudo ser resolvido pacificamente. O interessante do livro é ver a inferioridade da humanidade. Em geral retratada como um ser poderoso que pode vencer qualquer invasão, aqui somos fracos e nossas armas são insuficientes. Todos acabaremos tendo o mesmo fim caso continuemos insistindo nas maneiras de lutar que nos são comuns.

Já no núcleo humano da saga, que é na verdade o grande foco do livro, temos um desenvolvimento satisfatório dos personagens, ao mesmo tempo que nos despedimos de alguns, damos olá para outros. A relação com os eventos do primeiro livro é forte e bem amarrada, dando quase todas as respostas que queríamos.

Por fim, toda a narrativa tornasse uma caça ao tesouro, a busca pela solução de nossos problemas e a resposta não poderia ser mais bem feita e interessante! O gancho para o próximo livro é criativo, mas talvez desnecessário, pois tira o foco do resultado final. De toda forma, é mais um grande livro de uma saga muito boa!

TÍTULO: Deuses Renascidos
AUTOR: Sylvain Neuvel
EDITORA: Suma de Letras
PÁGINAS: 392
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.


Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top