Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: [LIVROS] RESENHA - A IDENTIDADE SECRETA DOS SUPER-HERÓIS
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmic...


Do Super-Homem aos Vingadores, a evolução das lendas dos quadrinhos. A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolph Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Que a famosa minissérie Guerras Secretas, da Marvel, foi criada por encomenda para lançar uma linha de brinquedos e que foi publicada no Brasil completamente adulterada e mutilada? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A Identidade Secreta dos Super-Heróis. Nesta ampla e fascinante exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI.


Em uma longa viagem no tempo, onde vamos desde os primórdios dos heróis mascarados, até o auge da era cinematográfica, A Identidade Secreta dos Super-Heróis é mais que um livro, é um documento que serve como guia para fãs, pesquisadores ou simples interessados em entender a cultura dos quadrinhos e como ela descreve o mundo.

Os heróis sempre foram um símbolo de situações vívidas pela sociedade no momento de seus surgimentos e esse livro preza muito por apontar esses fatos. Desde o surgimento de Superman e Capitão América no auge da Grande Depressão e da Segunda Guerra, até os conflitos raciais com os X-Men, sempre temos o pano de fundo da criação bem presente na história.

Além disso o autor toma grande importância em apresentar cada pessoa responsável pelos personagens. Desde Jerry Siegel, passando por Bob Kane, chegando à Stan Lee e Alan Moore, todos são reverenciados e passamos a conhecer um pouco mais sobre os grandes autores dos maiores heróis da história.

Não foi o primeiro livro sobre a história dos Super-Heróis que li, mas com certeza foi o mais completo. Nada é deixado ao acaso, com o maior cuidado para apresentar os detalhes da criação e consolidação de cada herói, do mais importante ao mais irrelevante, todos são citados em algum momento. 

Não se pode deixar de citar o cuidado ao ir além da mídia original e contar as principais histórias sobre como esses heróis saíram das páginas e foram para o rádio, a TV e o cinema. Vivemos hoje na Era de Ouro do cinema de super-heróis, mas o caminho foi longo para chegar aqui. Que bom que o livro nos mostra essa caminhada.

Esse é o livro definitivo sobre a história dos quadrinhos de heróis, todo fã deveria ler. Digo mais, até quem não é fã deveria, afinal, nunca é tarde pra se tornar!

TÍTULO: A Identidade Secreta dos Super-Heróis
AUTOR: Brian J. Robb
EDITORA: Valentina
PÁGINAS: 304
ANO: 2017
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.



Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top