Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: O CÍRCULO: CONSTANTEMENTE VIGIADOS
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Encenado num futuro próximo indefinido, o engenhoso romance de Dave Eggers conta a história de Mae Holland, uma jovem profissional c...


Encenado num futuro próximo indefinido, o engenhoso romance de Dave Eggers conta a história de Mae Holland, uma jovem profissional contratada para trabalhar na empresa de internet mais poderosa do mundo: O Círculo. Sediada num campus idílico na Califórnia, a companhia incorporou todas as empresas de tecnologia que conhecemos, conectando e-mail, mídias sociais, operações bancárias e sistemas de compras de cada usuário em um sistema operacional universal, que cria uma identidade on-line única e, por consequência, uma nova era de civilidade e transparência.

Mae mal pode acreditar na sorte de fazer parte de um lugar assim. A modernidade do Círculo aparece tanto na sua arquitetura arrojada quanto nos escritórios aprazíveis e convidativos. Os entusiasmados membros da empresa convivem no campus também nas horas vagas, seja em festas e shows que duram a noite toda ou em campeonatos esportivos e brunches glamorosos. A vida fora do trabalho, porém, vai ficando cada vez mais esquecida, à medida que o papel de Mae no Círculo torna-se mais e mais importante. O que começa como a trajetória entusiasmada da ambição e do idealismo de uma mulher logo se transforma em uma eletrizante trama de suspense que levanta questões fundamentais sobre memória, história, privacidade, democracia e os limites do conhecimento humano.



Meu segundo livro do ano, continuando um pouco na linha de suspense, foi 'O Círculo'. Livro escrito por Dave Eggers e adaptado para o cinema, em 2017 , sendo estrelado pela belíssima e talentosa Emma Watson e Tom Hanks.

A história se passa em um futuro distante, onde tudo é virtual e transparente. Existe uma única conta, um único login, para todas as redes sociais, lojas virtuais, bancos virtuais. Chega um momento em que fica muito prático saber quem é quem, as dificuldades para encontrar falsas identidades deixam de existir, a vida fica muito mais transparente. Mas será que isso é bom?

Bem, o livro trás uma crítica social ao uso constante da nossa realidade virtual. Até quando o real e o virtual podem se misturar? Será que há consequências? Será que há um limite para o que deve ser ou não exposto? 

Quando analisamos o mundo a nossa volta, podemos claramente notar que pouco a pouco a realidade virtual tem se tornado essencial para nossa realidade no dia-a-dia. Ela trás benefícios e facilidades. Mas há malefícios? 

Bem, o livro escrito por Dave Eggers é uma ótima maneira de nos fazer refletir, além de ter aquele suspense que nos deixa curiosos e ansiosos até a última página! 


Título: O Círculo
Autor: Dave Eggers
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 522
Ano: 2014
Onde Comprar: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.













Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top