Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: UMA VIAGEM ATRAVÉS DO COSMOS
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando ...


Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo — e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.


Com a série dos anos 80 sendo mais conhecida que o livro, Cosmos é um dos exemplares mais interessantes quando se trata de ciência, um livro essencial para adquirir um conhecimento mais completo sobre tudo. E mesmo com quase 40 anos de sua primeira edição, sua defasagem é quase nenhuma, seguindo relevante.

É importante dizer que sim, existem pontos do livro que se baseiam em teorias hoje descartadas, porém a nova edição da Companhia das Letras aponta isso sempre que necessário, explicando o que mudou desde que Carl Sagan escreveu o livro.

Cosmos é uma viagem não só sobre o universo, mas sobre a história humana. Passamos por filósofos gregos, por cientistas modernos e por tecnologias contemporâneas para entender a pergunta mais básica da existência: quem somos? Com a ajuda de uma didática ímpar, o autor consegue fazer essas viagens temporais sem tornar cansativa a leitura.

Em diversos momentos do livro é necessário fazer uso da imaginação, principalmente quando o tema se afasta da nossa história e se aproxima da história do universo e dos planetas. Conforme vamos adentrando o campo das teorias, somos levados à uma dimensão muito maior do que podemos conceber. Como entender o quão distante estamos de outra galáxia, por exemplo?

Justamente por isso a série televisiva dele, ou até mesmo a versão mais recente protagonizada por Neil Degrasse Tyson, consegue ter um maio sucesso em angariar seus fãs e interessados. Porém, seja antes ou depois de assistir, a leitura do livro é indispensável para ter um acesso ainda maior aos pensamentos do autor.

Cosmos é uma viagem pelas estrelas e pela história. Longe de querer ditar regras ou definições, o livro se preocupa em nos fazer pensar e compreender nosso tamanho frente a grandeza do universo. Passando por problemas reais até o inimagináveis, Cosmos atinge seu objetivo, com um livro único, importante e que é uma aula maior do que você deve ter tido em seu colégio. 


Título: Cosmos
Autor: Carl Sagan
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 487
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.



Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top