Já falei diversas vezes sobre como os filmes da Marvel se repetem. Eles acertaram a mão e por isso não muito o porque se arriscar. Mas enfim temos um filme que, se ele mantém o roteiro dentro do molde Marvel, sua importância vai além disso.

Como filme de quadrinhos Marvel, ele segue a mesma estrutura. Um vilão com os mesmos poderes do herói (literalmente em certos momentos) e a queda do protagonista para então se reerguer melhor. Porém o filme fala muito mais do que isso.
Temos de citar sua fantástica trilha sonora, pela primeira vez feita sob medida para um filme do selo Disney/Marvel. Kendrick Lamar criou músicas perfeitas para alguns momentos. Eu que não me interesso tanto pelo estilo das músicas em questão, saí do cinema disposto à procurar elas para ouvir mais vezes.
O herói em si terminou de ser construído com esse filme. Quem não assistiu Capitão América: Guerra Civil ficou um pouco perdido, sem dúvida. Vimos um personagem que não é apenas um herói, mas também um Rei. Esse é o ponto que separa o Pantera dos outros heróis Marvel, ele tem uma obrigação para com seu povo, não pode só sair salvando o mundo. Ele primeiro tem de proteger o seu mundo. É o tipo de dualidade que esperamos ver em Aquaman por exemplo.
O lado vilanesco do filme estava grandemente representado com seus atores. Andy Serkis continua sua jornada como Ulisses Klaue, agora com sua Garra Sônica devidamente instalada. Com seu humor sarcástico, ele consegue ser imponente em tela. Ainda mais importante é Michael B. Jordan, o Killmonger. Reeditando sua parceria de Creed com o diretor Ryan Coogler, ele nos entrega um vilão complexo e com uma história redonda.
Esse filme tem importâncias que podem passar despercebidas em certos momentos ou para certos públicos. Ele sem dúvida vai conversar melhor com algumas pessoas do que com outras. Toda a força feminina representada pelas Dora Milaje, toda a representatividade do Pantera, toda a diversidade cultural africana. Wakanda é um símbolo desse mundo dividido, onde pensamos apenas no nosso meio, ao invés de ajudar à todos. E depende de seu Rei mudar ou não isso.

Wakanda Forever!
Postar um comentário Blogger Facebook