Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: O SUCESSO: FEELINGS, NOTHING MORE THAN FEELINGS
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Nesta coletânea de contos sobre paixões veladas, desencantos e memórias, Adriana Lisboa apresenta uma nova dimensão de sua obra. O ...




Nesta coletânea de contos sobre paixões veladas, desencantos e memórias, Adriana Lisboa apresenta uma nova dimensão de sua obra.
O sucesso reúne nove contos que desenvolvem personagens marcantes: uma jovem cartomante com um passado traumático; um casal elegante com uma filha de temperamento instável; um fotógrafo que descobre uma tragédia iminente; uma empregada doméstica que se envolve num arriscado jogo de sedução, entre outros.
Adriana Lisboa constrói cenas precisas, em que um olhar, ou uma frase dita pela metade, são suficientes para que o leitor entenda que, por trás de algo aparentemente comum, esconde-se uma rede de desejo, confiança, amizade e amores velados, mas também de frustrações e traições inesperadas. Romancista e poeta segura, a autora nos mostra que domina também o complexo equilíbrio das histórias curtas.



"Eu devia me contentar com isso. Não era para interpretar esse mundo: era só para contemplá-lo. Só isso."

Mais uma pérola do projeto Contém um Conto que me fez feliz do jeito que só contos podem fazer. Adriana Lisboa trabalha com histórias sobre crescimento, passado e velhos ressentimentos de uma forma forte que não precisa de atalhos para dizer ao que veio: provocar o reconhecimento no leitor. Todos os seus personagens são pessoas comuns que podemos encontrar na rua, no trem, numa pracinha, em qualquer lugar. Sabe aqueles momento que você se pega tentando saber como será a vida daquele desconhecido que por alguma razão prendeu sua concentração? Então, a história dele pode estar entre as páginas de O Sucesso.

O livro é um crescente em qualidade que aos poucos nos faz sucumbir a narrativas curtas mais profundas. Você chega a não ter vontade que aquilo fosse um livro maior porque provavelmente toda a mágica e a perfeição com que a escrita foi construída poderia ser prejudicada. Os contos parecem relações curtas, mas intensas que precisamos viver em todo o seu esplendor.

Destacam-se os contos: “Aquele ano em Rishikesh” que nos leva a questionar o quanto realmente sabemos sobre o passado da nossa família; “Oval com pontas” mostra a experimentação da arte relacionada aos próprios conflitos familiares; Já “Feelings” apresenta o quanto um único dia pode nos despertar as emoções mais doces e intensas; O “Circo Rubião” me fez perder um pouco do medo que eu tenho de circos para entender como ele pode ser uma espécie de cura e salvador para as pessoas que trabalham nele; e, por fim, “O escritor, sua mulher e o gato” conto pelo qual eu conheci o trabalho da autora e me apaixonei por essa linda história de amor.

Há uma firmeza na escrita de Adriana Lisboa que faz com que os personagens se tornem reais dentro da gente, galguem seus espaços de forma irreversível. Eles nos fazem pensar sobre os seus destinos, admirar suas personalidades, parecendo que não somos nós que estamos lendo as suas histórias, mas que eles estão fazendo a gentileza de contá-las para nós. Como se estivéssemos com os meses ao redor da fogueira ouvindo sobre os mistérios do tempo.

"Talvez não fosse preciso, no fim das contas, seguir em frente. Talvez fosse possível apenas ficar ali, parado, naquele abraço."

Esse livro foi gentilmente cedido pela editora para resenha

AUTOR(A): Adriana Lisboa
PÁGINAS: 128
EDITORA: Alfaguara
LANÇAMENTO: 2016
ONDE COMPRAR: Aqui
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top