Poucas séries sabem a hora de parar. Muitas acabam se prolongando muito e com isso perdendo aquilo que poderia torná-las únicas. Isso acaba gerando mortos-vivos (perdão ao trocadilho, mas você entendeu...). Por vezes pode até ter temporadas de qualidade, mas que se diluem em meio à imensidão de episódios. Não é o caso de The Americans.

“Um casal de filhos. O Sonho Americano. Nunca suspeitei. Ela é bonita. Ele tem sorte.”
Se você não viu The Americans, pare tudo que tem na sua lista e assista. Se precisa de motivos, lhes trago 10! Só clicar aqui: 10 Motivos para Assistir: The Americans. Se já assistiu, venha acompanhar meu texto sobre sua despedida. E o vazio que ela deixará.
Ao longo de suas seis temporadas, a série soube contar uma história. De maneira gradual, abusando do drama, enquanto deixava de lado as grandes cenas de ação, sua trama avançou e mudou todos os personagens. Eles evoluíram tanto ao longo dos episódios, que sem dúvida não são os mesmos ao final do show.
Vimos Paige crescer, descobrir e se posicionar. Vimos Henry trilhar um caminho diferente da irmã, mas ainda assim, importante. Mas vimos principalmente Elizabeth e Phillip se transformarem. Suas dúvidas, seus feitos. Suas decisões. Absolutamente tudo levou exatamente ao ponto onde eles se encontraram no final da temporada, e da série.

Mesmo com Phillip afastado de suas funções, o vemos frente a frente de Elizabeth. E mesmo esses momentos conflituosos sempre mostravam que existia algo ali que mesmo a ideologia não poderia derrotar. E é isso que vemos acontecer no final da série, a vitória do casal, mesmo que vindo de uma grande derrota.

O final desse personagem merece um parágrafo a parte. Stan demorou, mas chegou lá. Fez seu trabalho, engoliu a dor e confrontou a maior traição possível. E aí que acompanhamos o maior confronto. Aquele que sabíamos que viria, mas que dói mesmo assim. Phillip e Stan perdem seus melhores amigos, ao mesmo tempo, em uma cena visceral e típica da série. Nada de ação. Nada de explosão. Apenas diálogos e drama.
The Americans encerra sua história na hora certa. Fará falta, como todas as séries boas fazem. Em um mundo com tantas produções medianas e ruins sobrevivendo por longos anos, é triste ver algo de primeira linha nos deixando, mas é necessário. Seu final foi perfeito, como a série. Só gostaria de ter aproveitado mais essa produção enquanto ela durou.
Do svidaniya, amerikantsy!
(Adeus, The Americans!)
Do svidaniya, amerikantsy!
(Adeus, The Americans!)
Postar um comentário Blogger Facebook