Comentários
Mylla Santos Mylla Santos Author
Title: ESCREVI ISSO PRA VOCÊ: AS FASES DE UM RELACIONAMENTO E A REFLEXÃO SOBRE O EU
Author: Mylla Santos
Rating 5 of 5 Des:
Escrevi isso pra você é uma coletânea de poemas contemporâneos sobre os diversos momentos do amor: a paixão e o encantamento dos pri...


Escrevi isso pra você é uma coletânea de poemas contemporâneos sobre os diversos momentos do amor: a paixão e o encantamento dos primeiros tempos, o lento afastamento, a solidão a dois, a dor do fim e a esperança de novos começos. Reunindo cerca de 200 textos divididos em quatro partes – Sol, Lua, Estrelas, Chuva –, o poeta sul-africano Iain S. Thomas combina palavras profundas e intensas com fotografias frias e impessoais. O resultado é um livro que provoca uma explosão de sentimentos perturbadores e conflitantes, mas totalmente familiares a qualquer pessoa que já tenha amado e sofrido pelo menos uma vez. Conhecido nas redes sociais pelo pseudônimo pleasefindthis, o autor começou sua trajetória na internet, publicando poemas e fotos em seu blog pessoal. Com o tempo, seu trabalho ganhou repercussão, se transformou em livro e encantou milhares de leitores ao redor do mundo. Com extrema delicadeza, Escrevi isso pra você expõe a natureza frágil das relações humanas e as nuances líricas e obscuras do amor.Você sempre me diz que foi bom enquanto durou. Que as chamas mais intensas são as que queimam mais rápido. Ou seja, você via em nós uma vela. E eu via em nós o sol. (A estrela esquecida)


Iain S. Thomas é um escritor sul-africano conhecido virtualmente pelo pseudônimo “pleasefindthis”. Em 2007, Thomas começou o blog I Wrote This For You com Jon Ellis, um amigo virtual que vivia no Japão. Assim, tiveram a ideia de fazerem uma troca: Ellis enviava uma foto para Thomas e ele escrevia algo que contasse uma história através daquela imagem. O resultado pode ser visto neste livro.


Ian S. Thomas conseguiu traduzir as várias fazes de um relacionamento. Mas também trata de amor, amizade, esperança e outros temas. O livro é bonito, singelo, emocionante, triste. Com certeza vai se identificar com algum texto. É um livro rápido, você consegue terminá-lo em um dia, mas se prepare para o impacto, pois, alguns textos vão mexer com o seu emocional, outros vão te fazer refletir (talvez todos).


Alguns vão te encher de alegria, enquanto outros podem te lembrar de momentos tristes, até esses são validos. É como se Ian tivesse escrito o livro para cada um de nós, isso é um ponto muito positivo. Outro ponto positivo é que nos lembra que ter desilusões faz parte da vida, todos passam por isso, então não precisamos nos preocupar.


O livro junta fotos e poemas, que podem ser longos (uma página) ou curtos (com algumas frases). O livro é dividido em 4 partes: Sol, Lua, Estrelas e Chuva. No Sol conseguimos identificar a primeira fase do namoro, aquela em que estamos conhecendo o outro, criando as conexões. É o amor correspondido, onde tudo é lindo, tudo nos faz bem, queremos externar o que estamos sentindo, queremos que o mundo saiba que encontramos alguém. É nessa parte que estão os poemas que vão esquentar o nosso coração.


A parte da Lua, é aquela em que alguma coisa está errada com o casal, estão se desentendendo, os defeitos começam a se sobressair, a conversa é deixada de lado. Os poemas dessa parte despertam um pouco de angustia e tristeza.


Na parte das Estrelas, temos a partida. Não há motivo para ficar ou não são suficientes, ou seja, é o momento final do relacionamento e é inevitavelmente triste, as partidas são tristes. 
Por fim, temos a chuva e tudo o que ela representa: renovação, esperança. E definitivamente uma ótima maneira de finalizar o livro.



TÍTULO ORIGINAL: I Wrote This For You
AUTOR: Iain S. Thomas
TRADUTOR: Ana Guadalupe
EDITORA: Sextante
ANO: 2018
PÁGINAS: 208
ONDE COMPRAR: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top