Comentários
Polyane Rocha Polyane Rocha Author
Title: O FUNDO É APENAS O COMEÇO: UMA REFLEXÃO SOBRE NOSSO ÍNTIMO MAIS SOMBRIO
Author: Polyane Rocha
Rating 5 of 5 Des:
Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental. CADEN BOSCH está a bordo de um navio que r...

Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.

CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.

CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.

CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.

CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.

CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.

CADEN BOSCH está dilacerado.
.
Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.

Acabei de ler esse livro essa tarde e estou completamente dilacerada.

Definitivamente O Fundo é Apenas o Começo foi um dos livros que mais me emocionou e me fez refletir em como somente cada um de nós sabe o que realmente se passa dentro das nossas mentes. 

A história relata a vida de Caden, que muda drasticamente a partir dos seus 15 anos, quando ele começa a agir de modo estranho até o momento em que ele pensa que chegou ao mais fundo possível da mente humana.

Caden, que até então era um aluno e desenhista dedicado, começa a agir estranhamente, ser evasivo, aéreo, meio desligado. Começa a falar de coisas não tão normais e a agir de uma forma preocupante, fora da realidade, o que preocupa seus pais, sua irmã e seus dois melhores amigos. 

A princípio, você não entende como em um capítulo ele pode estar em um navio, com um capitão e tripulação e no capítulo seguinte ele pode estar no seu quarto com seus amigos. Contudo, chega um momento da narrativa que todos os pontos se conectam e você entende a genialidade do autor, você entende o que é estar na mente de Caden Boch e você começa a ter uma perspectiva e entendimento maior do que é ter uma doença mental.

Vários momentos durante a leitura, eu tive que parar, meditar e refletir no que eu estava lendo, pensar nas milhares de pessoas que assim como Caden, passaram e passam diariamente por essas situações. O livro me fez amadurecer, me fez sentir empatia, dor e compaixão.

Para vocês terem uma ideia, essa obra incrível escrita por Neal Shurterman, foi baseada na vivência com seu filho e seu melhor amigo que tinham doenças mentais e isso faz a gente se sentir dentro da mente do personagem Caden. É como se nós mesmos fôssemos diagnosticados com tal problema.

Além disso, o livro conta com várias ilustrações feitas pelo filho do autor, durante seus momentos mais escuros providos pela doença. 

“Disseram que aos poucos isso vai melhorar. Faço um esforço para acreditar. Tudo nessa vida é passageiro.” – Página 261

A narrativa é rápida, fluida e você consegue acompanhar tranquilamente o fluxo de tempo. E apesar do livro focar na mente de Caden e suas realidades paralelas, ainda assim ele não deixa de construir bem os personagens secundários, que são essenciais para a formação do contexto.

Um livro lindo, tocante e essencial para que todos nós venhamos a ter mais entendimento e compaixão por situações tão complicadas e delicadas! Recomendo a leitura!

“Fiquei pasmo de ver como as pessoas podem viver assim tão próximas, como é possível estar literalmente cercado por milhares de seres humanos a apenas centímetros um dos outros – e ainda assim, completamente isolado. Eu achava difícil imaginar uma coisa dessas. Agora, não acho mais.” – Página 47




Título: O Fundo é Apenas o Começo 
Autor: Neal Shurterman
Tradutor: Heloísa Leal
Editora: Valentina
Páginas: 272
Ano: 2018
Onde Comprar: Amazon

Livro cedido pela editora para resenha.
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top