Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: A SOMBRA DO VENTO: ALMAS OU LIVROS? SINÔNIMOS!
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o C...




Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.

Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.


No livro A Sombra do Vento do autor Carlos Ruiz Zafón faz uso de vários gêneros literários para dar vida aos seus personagens. Nele podemos ver drama, suspense, romance e uma leve fantasia. Um livro tão profundo sobre relacionamentos chamou atenção de muitos produtores cinematográficos, mas parafraseando o escritor "nenhuma adaptação seria capaz de igualar a experiência de ler esse livro. Afinal este livro é sobre o amor aos livros, feito para pessoas que amam ler.

Numa madrugada, Daniel, de 11 anos, acorda e não consegue lembrar o rosto da falecida mãe e isso o deixa perturbado. Seu pai resolve ajudar seu filho mostrando e contando um segredo sobre um lugar especial: o cemitério dos livros esquecidos. Lá, seu pai e outros amantes da literatura guardam os livros que têm pouco exemplares ou que estão se perdendo na memória das pessoas e quem chega lá pela primeira vez tem que escolher um livro e protegê-lo do esquecimento.

Essa leitura marcou a vida de Daniel, que se apaixonou pelo livro, e assim como nós, quando nos apaixonamos por um autor, partiu em busca de informações sobre o mesmo. Quão estranho não foi descobrir que ninguém ouviu falar sobre Júlian Carax, até descobrir que existe um perseguidor que queima todas as suas obras, tendo assim que tomar cuidado redobrado com seu livro e sua própria vida. A partir daí foram anos numa busca por informações e nos envolvemos com leitor e escritor que têm suas vidas entrelaçadas numa trama incrível com personagens fortes, bem construídos e profundos.

Esse primeiro livro da série O Cemitério dos Livros Esquecidos teve o poder de me prender do começo ao fim com o suspense, me fez rir com o Fermín (alívio cômico e melhor amigo de Daniel) e me fez chorar com a melancolia e angústia refletidas pelas histórias de vidas.

"Aos poucos, assaltou-me a ideia de que atrás da capa de cada um daqueles livros se abria um infinito universo por explorar"

"Todos os livros possuem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele."






TÍTULO: A sombra do vento
AUTOR(A): Carlos Ruiz Zafón
TRADUTOR(A): Marcia Ribas
PÁGINAS: 464
EDITORA: Suma
LANÇAMENTO: 2007/2017
ONDE COMPRAR: Aqui
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top